Home»BEM-ESTAR»CORPO»Suplementos naturais: conheça o poder da natureza para o seu bem-estar

Suplementos naturais: conheça o poder da natureza para o seu bem-estar

Alcachofra, carvão vegetal, geleia real, ginko biloba, valeriana e chá verde são alguns suplementos naturais que ajudam a melhorar a saúde e o bem-estar. Conheça o poder de ação de alguns deles.

Pinterest Google+
PUB

Alcachofra

As suas folhas são tradicionalmente utilizadas para ajudar no funcionamento gastrointestinal, nomeadamente na digestão de gorduras e para ajudar a promover a desintoxicação hepática. Acredita-se que o ácido clorogénico é dos principais componentes da alcachofra e o responsável pelos potenciais benefícios.

 

Carvão Vegetal

Pó preto de carbono extremamente poroso, com capacidade de adsorção de partículas, isto é, permite reter gases e líquidos na sua superfície. Pode ser útil em casos de flatulência, ajudando a reduzir a produção de gases e o consequente desconforto intestinal.

 

Castanheiro da Índia

Tradicionalmente utilizado para manter uma boa circulação venosa dos membros inferiores, ajudando a diminuir a sensação de pernas cansadas.

 

VEJA TAMBÉM: O AROMA TERAPÊUTICO DA CANELA

 

Equinácea

Utilizada desde os tempos da antiguidade, esta planta parece reforçar os mecanismos de defesa do organismo. Pode ser utilizada como coadjuvante no alívio dos sintomas associados a gripes e constipações, aliviando ainda a garganta irritada.

 

Geleia Real

A geleia real é o alimento segregado pelas abelhas obreiras para alimentar a abelha Rainha, possibilitando o seu crescimento e longevidade. Devido à sua riqueza nutricional, particularmente em açúcares, lípidos, aminoácidos, vitaminas e minerais, tem sido sugerida para reforçar o sistema imunitário, bem como para diminuir a sensação de cansaço e fadiga.

 

Ginkgo Biloba

Esta planta milenar é conhecida pela sua atividade antioxidante e pela ação fisiológica ao nível da circulação sanguínea, especialmente cerebral. Ajuda a manter e a preservar a boa função cognitiva e a manter a memória associada ao declínio com a idade.

 

Ginseng

Utilizado na medicina tradicional chinesa, o ginseng é considerado uma planta adaptogénica, que contribui para combater a fadiga e ajuda a manter os níveis de energia e de vitalidade.

 

 

Guaraná

Planta originária da Amazónia, são-lhe atribuídas ações estimulante e termogénica devido à presença de guaranina, uma substância idêntica à cafeína. Pode ser direcionada como coadjuvante no controlo de peso.

 

Laranja-amarga

Suporta o metabolismo das gorduras, favorecendo a sua degradação e contribuindo para o controlo do peso.

 

Lecitina de Soja

A lecitina é extraída do óleo de soja, sendo composta por fosfolípidos e outras substâncias essenciais para o adequado funcionamento cerebral. Estas características sugerem que a lecitina de soja pode ser uma referência para melhorar a memória e diminuir o cansaço cerebral.

 

Levedura de Cerveja

Este fungo, vulgarmente apelidado de levedura de cerveja, é rico em vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais e minerais, sendo por isso tradicionalmente utilizado para o cuidado da pele, das unhas e do cabelo.

 

Óleo de Pevides de Abóbora

As pevides de abóbora contêm minerais como zinco e ferro, vitaminas do complexo B e ácidos gordos essenciais. Vários estudos sugerem que as pevides de abóbora podem ter um papel preventivo no que diz respeito à saúde da próstata e do trato

urinário.

 

Óleo de Salmão com Ómega-3

O óleo de salmão fornece ácidos gordos ómega-3, EPA (ácido eicosapentaenóico) e

DHA (ácido docosahexaenóico), compostos que contribuem para o normal funcionamento do coração. O DHA contribui ainda para a manutenção da visão e função cerebral normais. Os efeitos benéficos são obtidos com uma dose diária de 250 mg de EPA e DHA.

 

Uva-Ursina

A uva-ursina tem sido tradicionalmente utilizada pela sua ação diurética e antissética, nomeadamente em casos de infeção urinária.

 

Valeriana

A raiz desta planta é atualmente conhecida pelos seus efeitos a nível do sistema nervoso central, tais como diminuição da tensão de origem nervosa e da ansiedade. A valeriana ajuda a relaxar, promovendo o bem-estar mental e físico, contribuindo ainda para a normalização e promoção do sono. Fonte: Hana

Artigo anterior

Destinos sustentáveis a descobrir na Alemanha

Próximo artigo

Fisioterapia: conheça os benefícios da arte que recupera o corpo