Home»FOTOS»O plástico do fundo do mar que deu origem a roupa desportiva

O plástico do fundo do mar que deu origem a roupa desportiva

Marta e Beatriz Ramos são duas irmãs que fundaram em plena pandemia a Light Years Away, uma marca de roupa desportiva e minimalista. O nome que em português se traduz para “a anos luz” quer simbolizar o caminho que falta percorrer para atingir a perfeição, mas também que essa distância nos deve motivar a ser melhores.

Pinterest Google+

Depois de uma busca por roupas de desporto sustentáveis, acessíveis e nacionais, Marta e Beatriz decidiram criar uma marca própria que cumprisse todos estes requisitos. «Sempre gostámos e fizemos muito desporto e às vezes somos vaidosas e queremos comprar uma peça de roupa nova, mas não queríamos ‘alimentar’ marcas que não partilham os mesmos valores que nós… Então decidimos criar a Light Years Away, para que todas as pessoas possam ser vaidosas sem culpa, na conta bancária e no ambiente», esclarece Marta Ramos.

 

Surgiram assim as primeiras peças, a 3 de maio de 2020. Marta conta «que todas as peças são produzidas num atelier em Portugal pelas mãos de costureiros muito experientes com quem falamos praticamente todos os dias. Tentamos ainda produzir todas as peças em grupos de forma a aproveitar o máximo espaço no plano com o intuito de gerar o mínimo desperdício possível».

 

Lançar uma marca nova em plena pandemia veio alterar muitos dos planos que Marta e Beatriz idealizaram. Com todas as condicionantes, as irmãs foram modelos, fotógrafas e também editoras, o objetivo era lançar a Light Years Away na data prevista. A marca é diferente no panorama nacional não só porque apresenta um estilo minimalista mas também porque todos os tecidos são feitos à base de plásticos resgatados do fundo do mar e de desperdício industrial.

 

Com a coleção lançada recentemente, a Light Years Away apresenta uma gama de básicos de alto suporte que se adaptam a qualquer desporto.  «Dentro desta gama, temos o nosso Top Terra, as Leggings Vénus, os Calções Pluto e os Calções Lua. Para além destas peças temos também as nossas t-shirts oversized de algodão orgânico que são ótimas não só para treinar mas também para o dia a dia», conta Marta.

 

Um dos pilares da marca das irmãs Ramos é o foco no impacto que esta pode ter não só no planeta mas também na vida das pessoas. «Procuramos acima de tudo ser uma marca justa, ética e sustentável, nos nossos preços, nas nossas escolhas e nos nossos processos. Queremos que qualquer pessoa possa considerar a Light Years Away como uma escolha igualmente económica e que, para além disso, tem um menor impacto ambiental e respeita padrões éticos. Queremos que todas as nossas clientes saibam de onde as peças vêm, quem as fez, o impacto que têm», explicam.

 

As embalagens são o mais pequenas possíveis e também compostáveis, desfazem-se num prazo de seis meses. Já as etiquetas das peças são feitas de papel semente, podem ser plantadas e resultarão numa ajuda para o ambiente florescer.

 

Para quem procura adquirir alguma destas peças pode encontrá-las online, no website da marca. «Periodicamente também fazemos eventos e participamos em mercados. Para saberem onde nos encontrar e terem acesso a ofertas exclusivas, basta subscreverem a newsletter no nosso website e seguirem-nos no Instagram @lightyearsaway.lya» diz-nos Marta Ramos.

 

A Light Years Away apresenta-se assim como uma alternativa de roupa de desporto sustentável tão acessível quanto as marcas do mesmo segmento que não têm como foco a consciência ambiental.

 

Artigo anterior

Beleza perfeita: já ouviu falar em vigorexia?

Próximo artigo

O que comer na praia? Faça a lancheira certa