Home»ATUALIDADE»LANÇAMENTOS»O Ovo: toda a verdade sobre este alimento em livro

O Ovo: toda a verdade sobre este alimento em livro

Serão os ovos biológicos de qualidade superior aos das galinhas criadas noutros sistemas de produção? Se o ovo flutuar significa que está estragado? A especialista Madalena Lordelo desvenda mitos e esclarece dúvidas.

Pinterest Google+
PUB

Numa altura em que aquilo que comemos é cada vez mais escrutinado, são precisos esclarecimentos científicos, verdadeiros, provados sobre um dos alimentos mais completos e nutritivos que existe, o ovo. Motivo para o lançamento do livro ‘O Ovo’, de Madalena Lordelo.

 

O ovo, as galinhas que o põem e a indústria são temas de inegável interesse, mas os mitos e a desinformação sobre a qualidade e produção deste alimento são abundantes e o seu impacto na nossa saúde é muito relevante.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE É QUE OS OVOS TÊM CÓDIGOS? SAIBA LER UM OVO

 

Este livro surge da necessidade de desmistificar este alimento para que o consumidor possa tomar uma decisão mais consciente no ato da compra de ovos.

 

Mitos e verdades

A autora, Madalena Lordelo, através de estudos científicos que realizou, desvenda mitos e esclarece dúvidas: serão os ovos biológicos de qualidade superior aos das galinhas criadas noutros sistemas de produção? Se o ovo flutuar significa que está estragado? Qual a verdadeira diferença entre os ovos de casca castanha e os de casca branca e entre as gemas mais alaranjadas e mais pálidas? E qual a constituição da ração?

 

Estas e muitas outras perguntas encontram resposta no livro da autoria de Madalena Lordelo, formada em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia e doutorada em Ciência Avícola na Universidade da Georgia nos EUA.

 

Tem vindo a investigar ingredientes alimentares alternativos mais sustentáveis para a avicultura e estudado fatores que influenciam a qualidade do ovo. É professora no ISA onde leciona várias disciplinas, nomeadamente Produção Avícola e Tecnologia dos Alimentos para Animais. Publicou mais de 40 artigos científicos.

 

O livro que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere – a “Capital do Ovo”, inclui 12 receitas exclusivas da autoria da chef Justa Nobre, uma referência na gastronomia portuguesa, onde o ovo é o ingrediente estrela.

 

O livro está disponível para venda aqui e em livrarias por todo o país (PVP 16,90€).

 

 

 

Artigo anterior

Porque deve usar chinelos com moderação no verão

Próximo artigo

Dia Internacional dos Trópicos celebra mangais como áreas que concentram maior biodiversidade