Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»O outono está a chegar… está a viver o seu tempo como quer?

O outono está a chegar… está a viver o seu tempo como quer?

Hoje, partilho consigo três simples ações para, mais vezes, viver o tempo que tem da forma como mais quer, em cada momento. Diga-me se este texto faz sentido para si e como a ajuda.

Pinterest Google+

Mais um verão passou. Mais um ciclo. Mais uma época de melões, melancias e uvas. Mais umas férias – tenham sido como gostaria que fossem ou não. Mais uma entrada no ano escolar. Mais uma época das castanhas assadas. Mais um São Martinho se avizinha. Mais um Natal. Mais uma passagem de ano. Mais um balanço na empresa e na vida. Mais tempo a passar. Pergunto: como está a viver o seu tempo? Quando é que está a vivê-lo realmente como quer? Será que sabe o que tem de estar presente, e a que nível, para desfrutar do tempo como quer?

 

Algures no caminho de inventar coisas para a sua vida, para os seus dias, para se ocupar e passar o tempo, esquece-se de inventar a sua vida. Esquece-se de si. Ora são as compras de mercearia, o lavar louça e roupa, responder a pedidos de amigos e familiares para tomar café ou jantar, a nova novela, a nova série de televisão, ou a nova temporada da série que acompanho (ou é ela que me acompanha?). Passa de episódio em episódio na vida que não escolhe e pensa que não pode não ser melhor. E diferente? O que quer?

 

Primeira ação: responda às perguntas anteriores. Responda já. Depois, se quiser, mais tarde, com outro tempo, pode rever e afinar as suas respostas.

 

Se respondeu, ficou com alguma informação sobre como está e como quer estar. Agora, saia de si, distancie-se da sua vida e entre numa sala de cinema. Estão a passar um ótimo filme. É o filme da sua vida. De toda a sua experiência, de tudo o que viveu, observe. Em que momentos esteve a viver o tempo como quis? O que pensou, viu, ouviu, sentiu. O que estava presente em si para dizer que viveu o tempo como quis naqueles momentos? Foram alguns sentimentos? Algum estado interno específico? Dê-se um tempo para responder.

 

Segunda ação: encontre tempo nos próximos sete dias para criar e desfrutar de pelo menos um momento daqueles que se lembrou no parágrafo anterior.

 

Terceira ação: olhe para a sua agenda, faça uma lista com as tarefas/atividades que faz semanalmente. Escolha 10 que lhe são importantes. Ordene da mais prioritária para a menos prioritária. Das que estão no top 3, quais são para si? E no top 5? E no top 10?… Alguma é, ou contém parte de, um dos momentos em que se sentiu a viver como quer?

 

Crie espaço para si. Escolha tempo para si. Decida quais momentos do dia são para si e o que vai fazer neles. Faça do seu outono não só mais um outono mas mais um tempo em que vive momentos como quer. Mesmo que não goste de algo que seja importante ou necessário fazer.

 

Lembre-se de si. Este é o seu tempo. Um ótimo final de semana e ótima entrada no outono!

Artigo anterior

Contentores de criatividade nacional regressam hoje ao Terreiro do Paço

Próximo artigo

As histórias surpreendentes de lugares abandonados em Portugal agora em livro