Home»ATUALIDADE»ENTREVISTAS»«O objetivo da linha Saúde Animal 24 não é dar consultas telefónicas»

«O objetivo da linha Saúde Animal 24 não é dar consultas telefónicas»

A Saúde Animal 24 é a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária que promete esclarecer dúvidas mesmo fora de horas. Falámos com Carolina Rebelo, médica veterinária e uma das fundadoras do projeto.

Pinterest Google+

Saúde Animal 24 é a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária em Portugal. Já existem projetos semelhantes lá fora?

De acordo com a nossa pesquisa, o conceito é inédito na forma como é apresentado e pelas diferentes valências, ou seja, não há nenhum serviço telefónico que dê resposta a dúvidas de todas estas áreas: nutrição, comportamento, intoxicações, viagens, questões de saúde pública  (doenças que se transmitem do animal para o homem e vice-versa – zoonoses) 24 horas por dia, e com articulação com vários hospitais.

 

Veja também: Tenho um animal doméstico. E agora?

 

Como surgiu a ideia?

Ao longo da nossa vida profissional, enquanto médicos veterinários, apercebemo-nos de que surgem recorrentemente dúvidas aos donos dos animais e que estas nem sempre ficam esclarecidas. Ou porque simplesmente os donos se sentem inibidos em fazer algumas questões ou porque, por ser uma situação que surge já fora da consulta com o médico veterinário ou mesmo num horário não conveniente para contactar o médico veterinário assistente, acabam por ficar sem uma reposta imediata, pois os donos acabam por adiar o contacto. Assim, achámos que seria interessante encontrar uma solução que, por um lado, fizesse com que as pessoas esclarecessem sempre as suas dúvidas e no imediato e que, por outro lado, se apercebessem da maior ou menor gravidade de uma situação, para salvaguardar a saúde dos animais. Quando pensámos na linha telefónica Saúde Animal 24 verificámos ainda que não existia nenhuma plataforma certificada que abrangesse várias áreas de intervenção relacionadas com os vários animais de companhia e daí surgiu a ideia de complementar a linha telefónica com o site  Saúde Animal 24.

 

Veja também: Dicas para viajar com um animal de estimação

 

Ligar para os especialistas da Saúde Animal 24 substitui a consulta veterinária?

 Não. O objetivo da linha Saúde Animal 24 não é dar consultas telefónicas (nem é possível do ponto de vista legal) é, sim, ser um apoio e um recurso com informação fidedigna para quem tem, trabalha ou convive com animais. A equipa de atendimento ao público da linha Saúde Animal 24 é assim composta por enfermeiros veterinários apoiados por uma equipa técnica de médicos veterinários. Esta equipa de médicos veterinários é responsável por apoiar e supervisionar o serviço.

Artigo anterior

Ser 'desportista de fim de semana' é suficiente para reduzir risco de morte

Próximo artigo

Educar para o consumo biológico