Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»O meu filho tem peso a mais! Como posso ajudar?

O meu filho tem peso a mais! Como posso ajudar?

A obesidade infantil tem aumentado de dia para dia, e com ela as preocupações dos pais, dos nutricionistas e de alguns educadores, em como fazer com que as crianças emagreçam para evitar futuros problemas de saúde.

Pinterest Google+

Estilo saudável de vida

Outro factor importante é desenvolver junto com toda a família, um estilo de vida saudável incentivando a prática de exercício físico ou então de frequentar diariamente locais que proporcionem contacto com a natureza, com pessoas a praticar qualquer tipo de actividade física, com crianças a brincar por exemplo. Aquela criança que no seu tempo livre vive colado à frente da televisão apresenta mais riscos de desenvolver obesidade, do que aquela que passeia e se exercita no parque.

 

Siga estas recomendações

A infância é uma etapa em que tudo (ou quase tudo) é relacionado com os hábitos e condutas. É nesta altura que se forma a personalidade, e estabelece-se padrões que serão a base do comportamento da criança na idade adulta. Um dos hábitos que pode prevenir a obesidade infantil é fazer com que a criança alimente-se bem todos os dias. Em seguida foram escritas algumas recomendações para ajudar todos os pais, avós, educadores e todos aqueles que contactem todos os dias com crianças.

 

VEJA TAMBÉM: CRIANÇAS JÁ CONSOMEM EXCESSO DE SAL. COMO REVERTER A SITUAÇÃO?

 

  1. Não deixe a criança sair de casa sem ter tomado o pequeno-almoço: inclua torradas, pão de mistura, tostas barradas com um pouco de manteiga, margarina ou compota, cereais de pequeno-almoço sem açúcar, leite e derivados meio gordos, frutas e dê preferência às frutas da época porque são mais saborosas.

 

  1. Quando for servir as refeições prepare o prato da criança, para que possa controlar as porções. Não coloque as panelas ou as travessas na mesa para que a criança tenha a tentação de repetir a refeição. Não tem desculpas na hora do almoço, por exemplo, pode fazer com que a criança leve de casa para a escola, num termo as porções correctas dos alimentos para o almoço.

 

VEJA TAMBÉM: CONFLITOS QUOTIDIANOS DOS PAIS PODEM CAUSAR DANOS DURADOUROS ÀS CRIANÇAS

 

  1. Faça com que a criança leve na lancheira (ou na mochila) um meio da manhã e um lanche nutritivo, composto por uma garrafa de água, um pacotinho de leite simples meio gordo, sumos naturais ou iogurtes, frutas frescas e sanduíches de pão de mistura e bolachas simples sem doce). Aquelas crianças que têm o costume de lanchar na pastelaria da escola, ou nas pastelarias adjacentes à escola e nas cantinas escolares correm o risco de comerem alimentos calóricos como bolos, biscoitos, salgadinhos, folhados, etc acompanhados de bebidas igualmente calóricas como o leite com chocolate ou mesmo refrigerantes…logo estão mais propensas a desenvolver obesidade. Não se esqueça que se a lancheira tiver alimentos ricos em gorduras e açúcares, que são digeridos lentamente, podem transtornar e diminuir o apetite das crianças na hora do almoço e do jantar.

 

  1. Para introduzir aqueles alimentos que as crianças têm tanto medo de comer como “os verdes” tente mudar a apresentação ou a preparação desses mesmos alimentos, tornando sua aparência mais atraente. Por exemplo, cortá-los de maneira diferente, juntar ervas aromáticas, associar vários tipos de “verdes”, apresentá-los em forma de puré, salteá-los, …

 

Resumindo…

Um hábito que deve ser introduzido na vida do seu filho é que ele pode comer todo o tipo de alimentos, mas lembre-o que tem que ser na hora e no momento certo.

Artigo anterior

Rota das Padeiras ensina a fazer pão como antigamente

Próximo artigo

Um périplo pelas cinco Aldeias de Xisto da Serra do Açor