Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»O fiel amigo está de volta ao Festival do Bacalhau

O fiel amigo está de volta ao Festival do Bacalhau

À Brás, à Gomes de Sá, Espiritual, com Todos, pataniscas, pastéis, empadão… dizem que são mais de mil as receitas portuguesas com bacalhau. Um dos principais alimentos da gastronomia portuguesa tem um festival só para si e está de volta a Ílhavo. Para acompanhar? Produtos da região e muita música.

Pinterest Google+

De 8 a 12 de agosto, Ilhavo recebe o maior festival do país dedicado ao bacalhau. Durante cinco dias, a Câmara Municipal de Ilhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, as mais saborosas receitas de bacalhau, confecionadas por associações locais.

 

Mar ir ao Festival do Bacalhau é muito mais do que ir comer bacalhau… De manhã à noite há inúmeras ações a decorrer, entre sessões de showcooking, degustações, concursos gastronómicos, workshops, mostras de artesanato, visitas ao Navio Museu Santo André e atividades desportivas, como a Corrida Mais Louca da Ria, a minimaratona ou as atividades náuticas. No Cais das Brincadeiras há também um vasto programa dirigido às crianças e famílias.

 

VEJA TAMBÉM: NÃO É SÓ PRAIA. VEJA ALGUNS DOS MELHORES PROGRAMAS DE VERÃO

 

Trata-se de um momento de vital importância para a promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, que em 2018 irá para a sua 11.ª edição no Jardim Oudinot, onde não faltarão, também, outros sabores da região, como as tradicionais Padas (pão) de Vale de Ílhavo, os vinhos da Bairrada e os azeites.

 

Foi em 2008, ano em que o Município celebrou 110 Anos Restauração da Municipalidade, que a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau se juntaram para organizar o primeiro festuival do Bacalhau porque «entenderam concretizar uma aposta maior na promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, renovando as tradicionais e concorridas “Tasquinhas de Ílhavo” e convertendo-as num grande Festival do Bacalhau», revela a autarquia no seu site.

 

Concertos no Palco Mar:

Dia 8, quarta-feira – The Black Mamba

Dia 9, quinta-feira – HMB

Dia 10, sexta-feira – Quinta do Bill com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova

Dia 11, sábado – Bonga

Dia 12, domingo – Tributo a Carlos Paião

 

 

Artigo anterior

Compreenda a linguagem do seu gato

Próximo artigo

Flores no local de trabalho estimulam boa disposição e criatividade