Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»O fiel amigo está de volta ao Festival do Bacalhau

O fiel amigo está de volta ao Festival do Bacalhau

À Brás, à Gomes de Sá, Espiritual, com Todos, pataniscas, pastéis… dizem que são mais de mil as receitas portuguesas com bacalhau. Um dos principais alimentos da gastronomia portuguesa tem um festival só para si, que está hoje de volta a Ílhavo. Para acompanhar? Produtos da região e muita música.

Pinterest Google+
PUB

O Município de Ílhavo promove, de 7 a 11 de agosto, um dos maiores festivais gastronómicos do país, com as atenções centradas no “rei” e “fiel amigo” bacalhau, que durante cinco dias é celebrado com a dedicação e saber culinário de 14 associações locais (dez restaurantes, duas padarias e dois bares). Veja imagens da edição anterior na galeria acima.

 

A Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, aquela que é a 12.ª edição do Festival do Bacalhau. Ir ao Festival do Bacalhau é sempre muito mais do que comer um bom bacalhau. De manhã à noite há showcookings, degustações, concursos, oficinas, mostra de artesanato, circo e teatro de rua, atividades desportivas, concertos ou as célebres Corrida Mais Louca da Ria e Volta ao Cais em Pasteleira.  A diversão estende-se a toda a família, sempre com o septuagenário Navio-Museu Santo André a fazer reviver as histórias do passado da pesca do bacalhau.

 

VEJA TAMBÉM: VAI PARA O ALGARVE? VEJA O QUE A REGIÃO LHE RESERVA EM AGOSTO

 

Na edição deste ano, destaque para os concertos do Palco Mar: Expensive Soul (7 de agosto), GNR (8 de agosto), Raquel Tavares (9 de agosto), Dino de D’Santiago com a Orquestra Filarmónica Gafanhense (10 de agosto) e Paião (11 de agosto). Todos os anos, o Festival do Bacalhau recebe dezenas de milhares de pessoas, um evento que contribui, de forma muito significativa, para a valorização e divulgação dos valores do município e da região, sendo importante para a dinamização da economia local e para o apoio ao tecido associativo, parceiros essenciais do evento. A entrada é gratuita.

 

O programa do Festival do Bacalhau 2019 é a prova de que este é, cada vez mais, um evento para toda a família, para usufruir durante todo o dia. De 8 a 11 de agosto, o Jardim Oudinot “desperta” às 10:00 com as aulas de fitness e de relaxamento. A esta hora também têm início as atividades náuticas, entre canoagem, stand up paddle, vela, passeio de lancha, wakeboard e boia puxada por barco. Também logo pela manhã começam a mexer os Jogos do Hélder e abrem os ateliês de papagaios – duas atividades que decorrem até ao final da tarde e que juntam diferentes gerações, reforçando os laços familiares. Ao início da tarde, há outros ateliês, um diferente por dia: pintura, construção de íman, crachá e moldura.

 

VEJA TAMBÉM: NÃO É SÓ PRAIA. VEJA ALGUNS DOS MELHORES PROGRAMAS DE VERÃO

 

O Museu Marítimo de Ílhavo estende no relvado o jogo de tabuleiro gigante “Rumo ao Bacalhau”, que desafia os participantes a completar uma viagem aos mares gelados da Terra
Nova e da Gronelândia e a regressar a Portugal com os porões cheios de bacalhau. Num festival em que o bacalhau é rei, também as crianças podem “arregaçar mangas” e, de forma divertida, confecionar apetitosos pratos de bacalhau, com a ajuda de Udine Peixe. O Showcooking Teka para Miúdos realiza-se de 8 a 11 de agosto, sempre às 18:30, no Pavilhão Terra e Mar.
Há vários anos, o Festival do Bacalhau assume um caráter ecológico e na edição 2019 volta a reforçar a classificação de “EcoEvento”, atribuída pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro SA, perante o compromisso da gestão adequada de resíduos. Além disso, mantém a certificação “Sêlo Verde”, criada pelo Ministério do Ambiente para o apoio às práticas sustentáveis dos festivais nacionais. A tarefa de compensar a pegada ecológica dos cinco dias de festival traduz-se nas boas práticas ambientais que serão implementadas pela Câmara Municipal de Ílhavo durante o evento.

 

O Festival do Bacalhau 2019 representa um investimento de 300 mil euros, ou seja, mais 50 mil euros do que a edição do ano passado – que se reflete no reforço da programação, comodidade e logística.

 

Artigo anterior

Simulação 3D: simular o resultado de uma cirurgia no nosso próprio corpo

Próximo artigo

‘Friends’ transformam-se em minifiguras no novo LEGO