Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»O cérebro utiliza estatísticas para tomar decisões

O cérebro utiliza estatísticas para tomar decisões

O cérebro dá sinais de confiança que levam à tomada de decisões, da mesma forma que a estatística encontra padrões no meio de uma ‘confusão’ de dados.

Pinterest Google+

Uma pesquisa realizada pelo ‘Cold Spring Harbor Laboratoy’ (CSHL) e publicada na revista ‘Neuron’ sugere que o nível de confiança que temos para agir depende das instruções recebidas numa determinada situação.

 

Os cérebros humanos estão em constante processamento de dados para fazer avaliações estatísticas que se traduzem numa sensação designada confiança – algo fundamental para a tomada de decisão. Apesar da ampla evidência da falibilidade humana, o sentimento subjetivo depende de cálculos objetivos.

 

Veja a galeria: Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade

 

«O sentimento, em última análise, depende dos mesmos cálculos estatísticos que um computador faria», diz Adam Kepecs, neurocientista da ‘CSHL’, em declarações à revista ‘Neuron’. «Se não tivéssemos a capacidade de avaliar de forma otimizada a confiança, estaríamos durante horas à volta de um mesmo cenário».

 

Cálculo de confiança para um estatístico envolve olhar para um conjunto de dados e tirar uma conclusão com base numa amostra. «O sentimento de confiança e o cálculo objetivo estão relacionados de forma intuitiva», esclarece Kepecs.

 

Veja a galeria: É uma pessoa emocionalmente inteligente?

 

O grupo de investigadores realizou experiências com seres humanos e tentou controlar diferentes fatores que podem variar de pessoa para pessoa. O objetivo foi estabelecer quais as provas que contribuíram para cada decisão. Desta forma, foi possível comparar relatos de confiança com respostas positivas típicas. No caso de ser possível quantificar a evidência de que informa a decisão de uma pessoa, então pode-se perguntar o quão bem um algoritmo estatístico se comporta perante a mesma evidência.

Artigo anterior

Sexo e amor com maturidade

Próximo artigo

Autocolantes de parede primaveris