Home»VIDA»ALTERNATIVAS»O aroma terapêutico da canela

O aroma terapêutico da canela

Conhecida desde tempos imemoriais pela maravilhosa capacidade de melhorar o aroma de quase qualquer alimento, a canela chegou a ser mais valiosa do que o ouro, numa altura em que este abundava e a caneleira era menos acessível. A canela tornou-se assim numa referência na culinária e obrigatória na nossa cozinha. Mas muito para além do delicioso aroma que proporciona às iguarias, a canela possui, como todas as ervas e especiarias, uma ação terapêutica.

Pinterest Google+

Na alimentação:

Para reduzir as propriedades fomentadoras de Kapha em alimentos como o arroz, aveia e outros carboidratos, adicione canela. Pode ser usada como pacificadora dos efeitos colaterais do café, chá, chocolate.

 

Aqui estão alguns remédios caseiros ayurvédicos comuns para canela:

Colesterol LDL: tome ½ colher de chá de canela diariamente para prevenir.

 

Diarreia e desinteria: toma-se três vezes ao dia, 1 gr de pó de canela com gengibre seco, cravinho e noz-moscada, em partes iguais, misturados em água quente. Ou combine ½ colher de chá de canela em pó, uma pitada de noz-moscada, ½ chávena de iogurte e consuma esta combinação duas a três vezes por dia.

 

Dor de cabeça sinusal (sinusite): faça uma pasta de ½ colher de chá de canela e água e aplique topicamente.

 

Flatulência, Falta de apetite e má digestão: misturar gengibre seco, casca de canela e cardamomo em pó e triturar. Ingerir 1 a 2 g antes das refeições.

 

VEJA TAMBÉM: ESTUDO: CANELA AJUDA A DESTRUIR CÉLULAS DE GORDURA

 

Gripes, constipações, dores menstruais e TPM: fazer a decocção de 3 partes de gengibre, 3 partes de canela e 1 parte de cravo, todos em pó. Colocar em água e ferver em torno de 5 a 10 minutos. Tomar 1 chávena de 4/4 horas. Ou combine ½ colher de chá de canela e 1 colher de chá de mel cru e não cozido e tome duas ou três vezes por dia.

 

Pasta dentífrica: 1 gr de pó de canela com gengibre seco, cravinho e noz-moscada, em partes iguais, adicionando-se também cânfora, e outras plantas e barro para unir.

 

Tosse, resfriado e dor de garganta: ferver paus de canela em água e inalar o vapor.

Artigo anterior

Alimento é vida – letra J

Próximo artigo

Portugal Fashion inicia-se às 14h41 em Lisboa e prossegue para a nova cidade da moda no Porto