Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Número de pessoas obesas no mundo agrava-se

Número de pessoas obesas no mundo agrava-se

Nos últimos 40 anos, o número de pessoas obesas aumentou dramaticamente em todo o mundo. E, em 2025, um quinto da população mundial será obesa.

Pinterest Google+

Um estudo, publicado na revista ‘The Lancet’, chegou à conclusão que o número de pessoas com obesidade lidera o número daquelas que estão abaixo do peso ideal.

 

O grupo de investigadores observou os padrões globais regionais e nacionais de índice de massa corporal entre adultos entre os anos 1975 e 2015 e encontrou 641 milhões pessoas obesas em 2014, em comparação a 105 milhões, em 1975. Durante o mesmo período de tempo, a proporção de homens obesos no mundo inteiro triplicou e a das mulheres duplicou. Felizmente, o número de pessoas com peso abaixo do recomendado caiu ligeiramente.

 

Com base nestes resultados, os investigadores estimam que, em nove anos, um quinto de todos os adultos a nível mundial serão obesos.

 

Veja a galeria: Alimentos gordos que afinal são saudáveis

 

«Nos últimos 40 anos, temos feito a transição de um mundo em que a prevalência de baixo peso foi mais que o dobro da obesidade, para uma em que as pessoas obesas são mais do que aquelas que encontram abaixo do peso recomendado», disse o autor do estudo, Majid Ezzati, num comunicado à imprensa. Não obstante, os investigadores acrescentam que o baixo peso continua a ser um problema em áreas pobres, especialmente no sul da Ásia e na África Oriental.

 

«As intervenções e políticas atuais não têm sido capazes de parar o aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) na maioria dos países. «Para evitar uma epidemia de obesidade grave, o próximo passo deve ser o de implementar essas políticas e avaliar sistematicamente o seu efeito», frisa o autor do estudo.

 

Artigo anterior

Cara Delevingne garante não ter abandonado o mundo da moda

Próximo artigo

DAMA alertam para perigos do sol