Número de diabéticos quadruplicou desde 1980
A diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde em 2016. Todos os anos, é escolhido um tema prioritário de saúde pública para ser amplamente veiculado a 7 de abril, data de nascimento da Organização Mundial de Saúde.

No mundo, existem 422 milhões de adultos que sofrem de diabetes. Um número que quadruplicou desde 1980, segundo o primeiro relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a diabetes, agora revelado. Este é, por isso, o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril.
Os motivos para este aumento dramático resultam do aumento de peso e obesidade registados na população mundial. Para a OMS, este é um grave problema de saúde pública, com impactos enormes nas áreas da saúde e socioeconómicas dos países.
Em 2014, um em cada três adultos acima dos 18 anos estava acima do peso e mais de dez por cento eram obesos. A doença causou 1,2 milhões de mortes em 2012, grande parte delas (43%) em pessoas com menos de 70 anos. Além disso, quem padece da doença, tem complicações que podem levar a ataques cardíacos, enfartes, cegueira, falhas nos rins, entre outras patologias.
Veja a galeria: Formas de eliminar o açúcar da sua dieta
A OMS pretende assim um compromisso mundial para reduzir a diabetes. «Para vencermos a diabetes, temos de repensar as nossas vidas diárias: comermos de forma saudável, sermos fisicamente ativos e evitarmos o ganho de excesso de peso. Mesmo nos locais mais pobres, os governos têm de assegurar que as pessoas possam fazer estas escolhas saudáveis e que os sistemas de saúde são capazes de diagnosticas e tratar pessoas com diabetes», afirma Margaret Chan, diretora-geral da OMS.
Para tal, são necessárias medidas sérias que promovam um estilo de vida saudável para reduzir o risco de diabetes e tratar quem já tem a doença. A OMS gostaria de reduzir a taxa de morte por diabetes em 30% até 2030.