Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Novo site clarifica informação sobre vacinação

Novo site clarifica informação sobre vacinação

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa pretende com o Imune.pt que a população tenha acesso a informação correta, factual e idónea sobre o tema das vacinas.

Pinterest Google+
PUB

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT – NOVA) lança hoje o Imune.pt – Informação verificada sobre vacinas, uma plataforma digital informativa sobre vacinação e imunização que tem como principal objetivo garantir à população o acesso a informação correta, factual e idónea sobre o tema das vacinas, ajudando assim a que todos possam estar “imunes à desinformação”.

 

O Imune.pt surge no contexto pandémico que atravessamos com o propósito de contribuir para a literacia em saúde e para a disseminação de informação verificada sobre vacinas. É uma plataforma digital de partilha e de cooperação científica e social, em língua portuguesa, construída para chegar a todos os países lusófonos nas suas inúmeras formas de expressão, quer dentro do contexto lusófono, quer a nível internacional.

 

Para que possam ser facilmente entendidos por qualquer pessoa, independente do seu nível prévio de conhecimento sobre este tema, os conteúdos disponibilizados por esta plataforma foram desenvolvidos de forma rigorosa, com base em dados científicos fiáveis atualizados.

 

VEJA TAMBÉM: ENTIDADES MUNDIAIS UNEM-SE PELA DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA VACINAÇÃO

 

Perante as múltiplas informações complexas e até contraditórias, a proliferação de desinformação e de fake news, a par de uma crescente desconfiança em relação à ciência, torna-se fundamental, aos dias de hoje, fornecer fontes de informação verificadas que, de forma acessível e rigorosa, possam contribuir para o maior conhecimento do público em geral sobre um tema tão pertinente como o da vacinação.

 

A gravidade da pandemia da COVID-19 reforçou a necessidade de informação confiável e precisa que possa esclarecer e educar toda a população, mas, também, evidenciou o quão suscetível a mesma está a teorias da conspiração, à desinformação e à “infodemia”.

 

É com o propósito de contribuir para esta literacia em saúde e para a disseminação de informação verificada sobre vacinas que o IHMT – NOVA lança o Imune.pt, um ecossistema “imune à desinformação”, criado numa plataforma web-based, mobile-responsive e suplementada por redes sociais para que, em conjunto com os melhores parceiros, seja partilhada informação verificada sobre o tema da vacinação e imunização.

 

Áreas do site

A plataforma integra um menu sobre “Vacinação”, o qual disponibiliza informação sobre o tema das vacinas, respetivos benefícios, contributos para a saúde global e mecanismos de aprovação e segurança.

 

Tem, também, uma área reservada ao tema da “Covid-19”, onde é possível ter acesso a informação detalhada sobre as vacinas Covid-19, sobre como se transmite o vírus, que variantes existem e quais as medidas de prevenção mais eficazes.

 

Há, também, uma área de “Respostas Diretas”, que disponibiliza esclarecimentos sobre a vacinação da Covid-19 e a vacinação em geral, uma área denominada “À Descoberta”, onde são disponibilizadas notícias e curiosidades sobre vacinação e, por fim, uma área intitulada “Epidemias em Imagem” que partilha uma visão sobre a história das epidemias e da imunização.

 

 

Sob coordenação geral da subdiretora do IHMT – NOVA, Filomena Pereira, o Imune.pt é produzido por uma equipa editorial com o apoio de uma Comissão Editorial especializada, constituída pela equipa científica do próprio instituto. Fazem parte desta Comissão a investigadora auxiliar Ana Armada, o professor associado Celso Cunha, o professor associado Jorge Seixas e o investigador principal Philip J. Havik.

 

Segundo Filomeno Fortes, diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT – NOVA), «a literacia em saúde não escolhe horas nem formatos para salvar vidas, pelo que consideramos fundamental, com a criação do Imune.pt, garantir ao público em geral o acesso continuado de informação, produzida por fontes verificadas e com atualizações regulares 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano».

 

Artigo anterior

Previsões astrológicas para o mês de julho de 2021

Próximo artigo

Marca portuguesa lança sortido de algas marinhas