Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Novo projeto ambiental da União Europeia vai premiar soluções sustentáveis e inclusivas

Novo projeto ambiental da União Europeia vai premiar soluções sustentáveis e inclusivas

O Novo Bauhaus Europeu quer potenciar o Pacto Ecológico Europeu envolvendo todas as pessoas que queiram apresentar ideias. A iniciativa criativa pretende derrubar fronteiras entre a ciência e a tecnologia, a arte, a cultura e a inclusão social, a fim de permitir a conceção de soluções para problemas quotidianos.

Pinterest Google+
PUB

A Comissão Europeia acaba de lançar um novo projeto europeu, denominado Novo Bauhaus Europeu, assente em premissas ambientais, económicas e culturais, para potenciar a concretização do Pacto Ecológico Europeu. De entre as iniciativas, um prémio visa despoletar soluções criativas para resolver problemas de sustentabilidade e inclusão no quotidiano. A primeira edição será lançada na primavera deste ano.

 

O Novo Bauhaus Europeu é um projeto ambiental, económico e cultural que visa combinar a conceção, a sustentabilidade, a disponibilidade, a acessibilidade de preços e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu. O objetivo da fase de conceção, agora lançada, é despoletar um processo de cocriação para moldar o conceito explorando ideias, identificando as necessidades e desafios comuns mais urgentes e interligando as partes interessadas.

 

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma: «O Novo Bauhaus Europeu é um projeto de esperança destinado a explorar a forma como vivemos melhor em conjunto após a pandemia. Trata-se de adequar a sustentabilidade ao estilo, a fim de aproximar o Pacto Ecológico Europeu da mentalidade e das casas das pessoas. Precisamos de todas as mentes criativas — projetistas, artistas, cientistas, arquitetos e cidadãos — para que o Novo Bauhaus Europeu seja um sucesso».

 

VEJA TAMBÉM: ANP|WWF PEDE SEIS DESEJOS AMBIENTAIS À PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA

 

No sítio Web agora lançado, artistas, projetistas, engenheiros, cientistas, empresários, arquitetos, estudantes e todas as pessoas interessadas podem partilhar exemplos de realizações inspiradoras para o Novo Bauhaus Europeu, as suas ideias sobre a forma como deve ser moldado e como deve evoluir, bem como as suas preocupações e desafios. As organizações que pretendam envidar mais esforços no sentido de participarem neste processo podem tornar-se «parceiros do Novo Bauhaus Europeu», respondendo ao convite formulado no sítio Web.

 

Nos próximos meses, a Comissão atribuirá prémios a exemplos existentes que representem a integração dos valores fundamentais da iniciativa e que possam inspirar os debates sobre os locais onde vivemos e a transformação dos mesmos. Na fase seguinte da iniciativa, a fase de execução, serão criados cinco projetos-piloto para conceber em conjunto novas soluções sustentáveis e inclusivas com estilo. O objetivo da terceira fase, a da divulgação, é difundir as ideias e os conceitos que definem o Novo Bauhaus Europeu através de novos projetos, da ligação em rede e da partilha de conhecimentos, na Europa e não só.

 

VEJA TAMBÉM: LANÇADA PLATAFORMA DE FORMAÇÃO ONLINE SOBRE FLORESTAS PORTUGUESAS

 

Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: «Com o Novo Bauhaus Europeu, a nossa ambição é desenvolver um quadro inovador para apoiar, facilitar e acelerar a transformação ecológica combinando sustentabilidade e estética. Ao constituir uma ponte entre o mundo da arte e da cultura, por um lado, e o mundo da ciência e da tecnologia, por outro, garantiremos a participação da sociedade no seu conjunto: os artistas, os estudantes, os arquitetos, os engenheiros, o mundo académico e os inovadores. Desencadeará uma mudança sistémica».

 

A comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou: «O Novo Bauhaus Europeu diz respeito à forma como vivemos juntos, aos nossos valores, aos nossos espaços comuns de trabalho e lazer, às nossas experiências coletivas e privadas. Trata-se de um projeto para todas as regiões e territórios da Europa. Ao promover soluções a preços acessíveis, deve contribuir para a coesão social e para a resolução de problemas de habitação. Se quisermos uma verdadeira mudança, para uma vida mais bela e sustentável em conjunto, temos de refletir sobre a forma como o Novo Bauhaus Europeu pode ser um elo de ligação para que as novas ideias geradas sejam executadas no terreno. Por isso, estamos a estudar em toda a Comissão a forma como os nossos instrumentos poderiam ser mobilizados para lançar um primeiro conjunto de ações concretas nos moldes do Novo Bauhaus Europeu».

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Barómetro de Segurança: 18% dos portugueses alvos de furto ou roubo fora de casa no último ano

Próximo artigo

Sete soluções para aquecer as mãos frias no inverno