Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Novas tendências: a comida de verão está a mudar

Novas tendências: a comida de verão está a mudar

As tendências gastronómicas atuais estão a influenciar a chamada comida de verão. Os churrascos estão a ficar vegan, os gelados com menos açúcar… Os analistas da consultora Mintel fizeram um levantamento para verificar o que está a mudar, especialmente sobre o que é ingerido ao final do dia ou em ocasiões especiais.

Pinterest Google+

Um relatório da consultora Mintel conclui que o tipo de alimentos que ingerimos no verão está a mudar. As conclusões são retiradas a partir do seu Banco de Dados Global de Novos Produtos que chegam às prateleiras das lojas em todo o mundo e que fornecem os últimos insights sobre o comportamento do consumidor.

 

Assim, há quatro refeições, alimentos e bebidas muito propícias a esta altura do ano que estão a mudar os seus paradigmas. O churrasco é uma delas. Antigamente, era conhecido pela preparação de carne na grelha. No entanto, com o passar dos tempos, passou a incluir também alguns peixes e queijo, deixando de ser exclusivamente de carne. Atualmente, o churrasco vegano (com produtos de origem não animal) é, de acordo com a Mintel, uma refeição com potencial crescimento devido ao aumento de procura de alimentos veganos.

 

VEJA TAMBÉM: FONTES DE PROTEÍNA PARA VEGETARIANOS E VEGANOS

 

Segundo o relatório, 50% dos alemães gostam de fazer churrascos. Embora muitos continuem a gostar das versões tradicionais, nomeadamente com salsichas, já uma boa fatia de mercado começa a experimentar grelhar outro tipo de produtos sem carne.  O relatório refere ainda que já há percentagens grandes de população que pratica ‘o dia sem carne’, nomeadamente 61% dos espanhóis, 57% dos alemães, 55% dos polacos, e 45% dos italianos e franceses.

 

A analista de alimentos da Mintel, Melanie Zanoza Bartelme, explica: «As opções veganas estão em ascensão, com vários retalhistas do Reino Unido, como a Sainsbury, a Tesco e, recentemente, a Waitrose, a lançar linhas vegan. Estas novas variedades veganas feitas com ingredientes como jaca indiana, que tem vindo a tronar-se cada vez mais popular devido à sua textura e sabor. Por esse motivo, espera-se que este condimento seja a estrela do churrasco vegano neste verão».

 

VEJA TAMBÉM: FESTIVAIS MAIS SAUDÁVEIS E COM MAIS OPÇÕES ALIMENTARES

 

O gelado é outro dos alimentos muito ingeridos e que vai sofrer alterações no seu consumo. Isto porque chegou um novo gelado que muda o seu conceito. Com pequenas quantidades de açúcar e rico em proteína, o Halo Top foi o gelado lançado no Reino Unido no início deste ano, e nos EUA em 2017, e tem tido muito sucesso.

 

De acordo com um estudo, quase um terço dos amantes de gelado do Reino Unido afirmaram que o baixo teor de açúcar no produto os poderia incentivar a comer mais [gelados]. A pesquisa indica que uma etiquetagem com o número de calorias nas embalagens de gelados é muito bem vinda, para 83% dos espanhóis, 76% dos italianos e 75% dos franceses.

Artigo anterior

Alimentos com muito açúcar, sal e gorduras banidos da publicidade para crianças

Próximo artigo

Microplásticos: OMS quer mais investigação sobre impacto na saúde humana