Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Novas notas de 5£ não são vegan

Novas notas de 5£ não são vegan

Os ativistas exigem uma reformulação no método de produção das notas de cinco libras.

Pinterest Google+

As novas notas de plástico de cinco libras da Grã-Bretanha são produzidas com produtos de origem animal, o que resultou numa petição online contra as notas, iniciada pelo ativista Doug Maw.

 

As notas ilustradas com o retrato do primeiro-ministro Winston Churchill, em tempos de guerra, contêm sebo bovino (gordura animal), uma substância utilizada habitualmente em velas e sabão. «Podemos confirmar que a pastilha de polímero contém um vestígio de uma substância conhecida como sebo», disse uma porta-voz do Banco de Inglaterra, segundo a ‘Reuters’.

 

Veja também: Estás na casa dos 20? Aprende a gerir o teu dinheiro

 

A novidade gerou uma petição contra as notas que rapidamente foi assinada por mais de 13 mil pessoas em menos de 24 horas. «Isto é inaceitável para milhões de veganos e vegetarianos no Reino Unido», escreveu Doug Maw no site da petição. «Exigimos que deixem de usar produtos animais na produção do dinheiro que temos de usar».

 

As novas notas de cinco libras, em tons de azul claro, valem cerca de 5,90€ e foram introduzidas em setembro. São mais pequenas, mais resistentes, com mais recursos de segurança do que as suas antecessoras, com o objetivo de torná-las mais difíceis de falsificar.

 

Artigo anterior

Reveladas fotos do calendário Pirelli 2017

Próximo artigo

Neste Natal ensine a dar