Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Novas bolachas saudáveis de cocriação europeia vão chegar ao mercado em 2020

Novas bolachas saudáveis de cocriação europeia vão chegar ao mercado em 2020

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal participa em consórcio europeu que vai trazer para o mercado novas bolachas saudáveis. Iniciativa europeia de cocriação de novos produtos alimentares ouviu as preferências alimentares saudáveis dos idosos portugueses.

Pinterest Google+
PUB

Um novo tipo de bolachas saudáveis nutricionalmente equilibradas e em linha com as preocupações nutricionais vai chegar ao mercado em 2020, resultado de workshops que contaram com a participação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

 

«Estas bolachas, que terão particular atenção ao açúcar e gordura, vêm demonstrar que os consumidores podem influenciar o processo de criação de novos produtos», começa por explicar Rogério Ribeiro, professor e investigador da APDP.

 

Os workshops interativos que integram a iniciativa europeia de inovação alimentar EIT Food decorreram em Oeiras, em novembro, foram dinamizados pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV) e juntaram especialistas do setor alimentar, investigadores e 15 pessoas com mais de 65 anos, de ambos os sexos. Através de atividades de gamificação foi estimulada a discussão sobre conceitos em torno do desenvolvimento dos alimentos.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR (QUE TALVEZ DESCONHEÇA)

 

«Graças à partilha de experiências de vida, valores e conhecimentos, chegámos a conceitos de novos produtos alimentares, partilhados com vários especialistas, reunindo entidades desde a inovação de matérias-primas agrícolas à área da saúde, passando pela comercialização», conclui o investigador.

 

Este projeto internacional de cocriação de novos produtos alimentares em parceria com os consumidores é coordenado pela Universidade de Varsóvia e visou responder às necessidades dos consumidores idosos. Presente em vários países europeus, em Portugal o consórcio é coordenado pelo INIAV, em parceria com a APDP, a Vieira de Castro, a Qualiriso e a SONAE MC, com vista ao desenvolvimento de bolachas de ‘bem-estar’ inovadoras.

 

Artigo anterior

Quais os melhores bombons para oferecer no Natal? A DECO testou 15 marcas

Próximo artigo

Porque partilhamos? Ato pode ser contagioso, revela estudo