Home»BEM-ESTAR»SAÚDE»Nova linha de apoio esclarece sobre cancro da mama

Nova linha de apoio esclarece sobre cancro da mama

O novo serviço de apoio presta informação essencial sobre a doença a pacientes e cuidadores

Pinterest Google+
PUB

A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) lança a Linha Cancro da Mama, um serviço de apoio a familiares e doentes com cancro da mama. A linha é gratuita e aberta diariamente a toda a população, entre as 08h00 e as 22h00. Através do número de telefone 212430504, é possível obter informação e partilhar experiencias sobre a doença, a quimioterapia e a radioterapia.

 

Como refere Raquelinda de Magalhães, voluntária da UHDC “a Linha Cancro da Mama veio suprir uma necessidade que existia em Portugal a nível de apoio telefónico direcionado aos familiares e doentes com esta patologia.”

 

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comum entre as mulheres, e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença.

 

A Linha Cancro da Mama pretende contribuir para minimizar o sofrimento dos doentes. “O cancro é uma doença traumatizante, sendo por isso fundamental para muitos doentes o acesso a informação sobre esta doença.”

 

“É comum após um primeiro momento de choque, os doentes procurarem informação sobre a doença. Nesta fase surgem as primeiras perguntas, como o que vai mudar na rotina do seu dia a dia, se podem continuar a trabalhar, qual a diferença entre quimioterapia e radioterapia e quais os seus efeitos secundários. O apoio e correto esclarecimento destas dúvidas diminui a ansiedade e pode significar a diferença entre o doente que olha o cancro de frente e quer-se tratar ou o doente que baixa os braços e desiste de viver, daí a grande importância desta linha de apoio”, explica a voluntária da UHDC.

Para mais informações: http://www.doentescomcancro.org/

Artigo anterior

Novas regras para cosméticos a partir de hoje na UE

Próximo artigo

Graffiti no feminino