Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Nova campanha da DGS incentiva adultos a praticarem atividade física

Nova campanha da DGS incentiva adultos a praticarem atividade física

A campanha “Siga o Assobio” quer chegar à população adulta portuguesa que tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia. A campanha resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Pinterest Google+

Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma, então a campanha “Siga o Assobio” é para si. A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, estão empenhados em mostrar aos portugueses que praticar atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.

 

Uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia. Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas. Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 1520 anos, o investimento na prevenção e determinantes da sua saúde é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

VEJA TAMBÉM: ESTUDO: O EXERCÍCIO DEIXA-NOS MAIS FELIZES DO QUE O DINHEIRO

 

As campanhas de mass media para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.

 

A utilização dos canais de comunicação em massa traz claras vantagens, por serem meios com um grande impacto, cobertura e eficácia, resultando num custo por contacto muito baixo, podendo contribuir para o aumento da literacia, influenciar atitudes e crenças e assim contribuir para a mudança de comportamentos. Veja abaixo o vídeo da campanha.

 

A campanha “Siga o Assobio” é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do marketing social para a promoção da saúde para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.

 

Segundo a DGS, talvez a maior novidade que esta campanha traz é o facto de ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, fazendo jus às melhores práticas nesta área.  Esta avaliação considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção. Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019.

 

 

Artigo anterior

Verão e Ayurveda: dicas para melhor viver a estação Pitta

Próximo artigo

Como está o seu ano de 2019? Está na hora de um balanço