Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Nova campanha ajuda a interpretar rótulos no supermercado

Nova campanha ajuda a interpretar rótulos no supermercado

Chama-se ‘De olho no rótulo’ e é a nova iniciativa da DECO para ajudar a fazer escolhas mais saudáveis na hora de ir às compras. Basta imprimir e levar na carteira.

Pinterest Google+
PUB

Compreende o que está escrito no rótulo do seu iogurte ou das suas bolachas favoritas? Na realidade, os valores que lá constam correspondem aos teores de açúcar, gordura e sal, entre outros nutrientes, mas não são compreendidos pela maioria dos consumidores. Por isso, a Associação de Defesa do Consumidor lança uma nova campanha para ajudar os consumidores a decifrar os rótulos dos produtos que compram.

 

Trata-se de um cartão, para levar na carteira, que ajuda a interpretar os rótulos de forma simples e rápida. Este cartão que descodifica a declaração nutricional dos produtos tem as indicações para alto, médio e baixo dos teores de gordura, gordura saturada, sal e açúcares, em alimentos e em bebidas, e pode ser descarregado para poder imprimir e levar na carteira.

 

«Quase 6 em cada 10 portugueses, ou 5,9 milhões, são obesos ou já exibem características de pré-obesidade, segundo o último Inquérito Alimentar Nacional. A hipertensão arterial, com uma taxa de prevalência de 26,9%, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, integra o grupo das doenças cardiovasculares com números inquietantes. Estas e outras doenças, como a diabetes, encontram-se ligadas ao excesso de açúcares, de gorduras (lípidos), de gorduras saturadas e de sal. Nas sociedades ocidentais, a incidência de doenças relacionadas com a alimentação está a aumentar devido à maior disponibilidade de comida hipercalórica e rica em sal, e ao sedentarismo. As patologias podem ser prevenidas com alterações no estilo de vida e na alimentação. A nossa ação ajuda-o a ver os rótulos com outros olhos. E a comer melhor.», revela a DECO em comunicado.

 

Com a nova legislação sobre prestação de informação aos consumidores, passou a ser obrigatório incluir nos rótulos a declaração nutricional. Para descarregar este cartão da DECO, clique aqui.


Nova campanha ajuda a interpretar rótulos no supermercado

Artigo anterior

Está a tomar o contracetivo certo? Conheça os novos critérios da OMS

Próximo artigo

Hotéis para se conectar com a natureza