Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Nova ‘app’ para iphone ajuda a detetar melanoma

Nova ‘app’ para iphone ajuda a detetar melanoma

A nova aplicação foi desenvolvida por um grupo de cientistas da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos da América, em conjunto com a Apple e pode ser descarregada, de forma gratuita, na App Store.

Pinterest Google+
PUB

A aplicação ‘Mole Mapper’ permite que os utilizadores usem a câmera do iphone para fotografar manchas “suspeitas” na pele para, ao longo do tempo, serem avaliadas eventuais alterações nas manchas.

 

Desta forma, os cientistas que lideraram o desenvolvimento da aplicação pretendem reunir todas as informações possíveis sobre o cancro da pele para desenvolverem algoritmos matemáticos que podem ser usados para diagnosticar a doença.

 

Para reunir informações suficientes, a aplicação solicita aos usuários, que queiram participar do estudo, autorização para a ferramenta enviar as imagens da pele para alguns equipamentos médicos.

 

A equipa de investigadores contou com a participação de Marianne Berwick, responsável pelo “Comprehensive Cancer Center” da Universidade do Novo México, que relembra que «o melanoma, apesar de ser uma forma rara de cancro de pele, é de longe o mais mortal. No entanto, se for detetado em fase inicial, provavelmente, poderá ser tratado e curado».

 

Os autores da ‘Mole Mapper’ chamam a atenção para o facto da aplicação, ainda, só ajudar a detetar alterações em sinais e oferece dicas e conselhos sobre o cancro de pele. Ou seja, ainda não está pronto a fornecer um diagnóstico médico totalmente confiável. Esse recurso será possível, num futuro próximo, graças aos dados recolhidos neste estudo.

Artigo anterior

Dates e encontros virtuais

Próximo artigo

Top 10 das social models