Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Noites mal dormidas dão mais fome

Noites mal dormidas dão mais fome

Já reparou que quanto menos dorme, mais fome sente durante o dia seguinte? O presente estudo calculou o efeito calórico das noites mal dormidas e, segundo o mesmo, dormir mal implica o consumo de mais quatro fatias de pão e meia do que o habitual.

Pinterest Google+

Num estudo publicado no ‘European Journal of Clinical Nutrition’ , os investigadores sugerem que não dormir o suficiente pode ser, a longo prazo, uma receita para ganhar peso.

 

Para o efeito, reuniram os resultados de onze estudos anteriores que analisaram a privação parcial do sono – ficar privado de sono durante uma parte da noite – e o consumo de calorias.

 

VEJA TAMBÉM: QUANTOS CAFÉS JÁ BEBEU HOJE? NUTRICIONISTAS EXPLICAM O SEU EFEITO NO ORGANISMO

 

Ao todo, os estudos incluíram 172 pessoas entre os 18 e os 50 anos de idade, ambos do sexo masculino e feminino, com peso normal, excesso de peso ou obesidade. Todos os estudos incluíram grupos de controlo de pessoas que dormiam o suficiente – 7 a 12 horas por noite. As pessoas inseridas nos grupos privados de sono registaram entre 3½ e 5½ horas na cama.

 

Deste modo, foi possível concluir que quem tinha o sono privado consumiu mais uma média de 385 calorias por dia, o equivalente a quatro fatias de pão e meia. Para que tenha uma breve noção, 385 calorias está perto de um quinto das necessidades energéticas de uma mulher moderadamente ativa com 30 anos de idade.

 

VEJA TAMBÉM: SOLUÇÕES DETOX PARA CORRIGIR OS EXCESSOS DA PÁSCOA

 

«Pode levar a um balanço energético líquido positivo de 385 kcal por dia. A longo prazo, isso pode implicar ganho de peso», lê-se no relatório do estudo. Além disso, os participantes consumiram proporcionalmente mais gordura e menos proteína e o consumo de hidratos de carbono  manteve-se praticamente o mesmo.

 

Os autores do estudo acreditam que a explicação do fenómeno deve-se à busca de prazer quando se está cansado.

Artigo anterior

Respire fundo e melhore a sua condição física

Próximo artigo

Sabe em que ano pessoal se encontra? E o que ele lhe reserva?