Nobel da Paz abre maior evento de inovação sustentável do mundo
Planetiers World Gathering liga especialistas de todo o mundo num evento híbrido que tem como palco principal a Altice Arena, com projeção para todo o mundo através da Internet.
O Nobel da Paz, Mohan Munasinghe, abriu hoje a maior conferência de sustentabilidade do mundo, o Planetiers World Gathering. O evento híbrido centrado na descoberta de soluções de longo prazo para ajudar o mundo a combater as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e muito mais, está a decorrer hoje e amanhã na Altice Arena, em Lisboa.
Mohan Munasinghe é autor de mais de 100 livros e 400 artigos sobre energia, desenvolvimento sustentável, recursos hídricos, transporte, mudanças climáticas e meio ambiente. Em 2007, compartilhou o Prémio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.
Mohan Munasinghe junta-se, assim, a mais de 100 dos maiores nomes da sustentabilidade a nível mundial e estará de forma remota a partir do Sri Lanka durante o dia 1 e o dia 2 do Planetiers World Gathering. De seguida, durante a sessão oficial de abertura, que contou com a presença de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Alexandre Fonseca, CEO da Altice, Jorge Vinha da Silva, CEO da Altice Arena e Isabel Matos, diretora de comunicação do Grupo Crédito Agrícola, foi atribuída ao Planetiers World Gathering uma distinção pela CML pelo Vereador do Ambiente, Clima e Energia, Estrutura Verde, José Sá Fernandes.
Na mesma sessão foi igualmente apresentado o protocolo entre o Turismo de Portugal, NEST e a Planetiers que visa o desenvolvimento de um programa multidisciplinar com iniciativas que projetam Portugal para a linha da frente da inovação e sustentabilidade, colocando Portugal como uma referência internacional para o Conhecimento, a Inovação e o Empreendedorismo Sustentável.
Outros oradores no evento de dois dias incluem Daymond John, o conhecido ‘tubarão’ do “Shark Thank”, Mathis Wackernagel, fundador da Global Footprint Network e criador do conceito de Pegada Ecológica, David Orban, investidor e advisor da Singularity University e Gustavo Carona, dos Médicos Sem Fronteiras.
O Planetiers World Gathering tem como objetivo promover mudanças reais e destacar as questões de sustentabilidade em toda a sociedade. O evento híbrido consiste num palco principal que acolhe diversos debates e painéis de discussão, ao lado de um auditório virtual, innocation studios e uma generation workshop. Os participantes terão a oportunidade de obter uma visão mais aprofundada sobre questões relacionadas com o desperdício de alimentos, desigualdades sociais, mudanças climáticas, poluição, perda de biodiversidade e muito mais. Também será uma oportunidade única de debater em que medida o COVID-19 impactou o fenómeno das mudanças ambientais.
Espera-se que cerca de 1.000 pessoas por dia participem na conferência a partir da Altice Arena dia, com os restantes participantes a entrarem no evento a partir da plataforma online. A organização do evento está a implementar todas as medidas para garantir a segurança dos participantes físicos. O número de participantes foi bastante reduzido de uma capacidade máxima de 20.000 por dia para apenas 1.000 por dia de forma a assegurar a circulação segura e o distanciamento social dentro a arena.
A conferência combina uma experiência física e online num novo modelo de evento híbrido que permite que este decorra na escala pretendida garantindo total segurança. A propósito do seu envolvimento no Planetiers World Gathering e acerca dos desafios que o mundo está a enfrentar, Mohan Munasinghe disse: «Estou muito satisfeito por participar na maior conferência de sustentabilidade do mundo, o Planetiers World Gathering. Esta conferência irá ajudar-nos a enfrentar todos os grandes desafios a nível global que temos pela frente – começando pelo COVID-19 – e que nos permitam alcançar as metas de desenvolvimento sustentável no futuro». Para obter mais informações, visite https://www.planetiers.com/worldgathering