Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Novos casamentos: no Pinterest e no Instagram até que a morte nos separe!

Novos casamentos: no Pinterest e no Instagram até que a morte nos separe!

As noivas modernas planeiam todo o seu casamento online procurando inspiração no Pinterest e no Instagram. Os noivos recorrem a aplicações que lhes vão dizendo, de acordo com a data do grande dia, o que têm de fazer a cada passo.

Pinterest Google+
PUB

Este fim de semana um amigo casou. Foi um dia feliz. Certamente para ele, mas também para nós, que o partilhamos. Nada falhou. Não falhou a chuva, para o abençoar, nem o sol, para o alegrar. Não falhou a boa comida e a boa bebida para acompanhar as conversas à mesa. Não falhou a música e a dança pela madrugada fora, até os pés doerem. Não falharam os sorrisos e as gargalhadas sem fim. E não falhou o Amor.  Teve direito a tudo. Como merecem!

 

Para além da alegria imensa de ver os amigos felizes confesso que dei por mim muito feliz de ver pessoas juntas, de ver os sorrisos sem máscara, de ver abraçar e beijar, quase como se vivêssemos tempos “normais”. Por umas horas, celebramos a vida num regresso à normalidade onde somos felizes, entre família e amigos.

 

Nestas celebrações é inevitável não pensar no dia do nosso casamento. Para os que são casados, obviamente (por 7 dias não aproveitei a boa onda e celebrei os 17 anos do meu enlace). Inevitável também são as comparações. Como era fácil casar em 2004!  Não há margem para dúvida que o casamento hoje em dia se tornou um negócio. E que grande negócio!

 

VEJA TAMBÉM: MARKETING DA NOSTALGIA: QUANDO AS MARCAS NOS TRANSPORTAM PARA BONS MOMENTOS

 

Está o leitor a pensar, mas será que até no casamento, esse momento solene, o marketing está metido?

Claro que sim!

E desenganem-se se pensam que só influencia o dia da celebração. Começa muito antes da grande data. Antes até do pedido de casamento. Os casais são expostos, durante muito tempo, a imagens de casamentos perfeitos nas redes sociais e isso gerou neles não só uma forte pressão para criar um casamento digno de nota, como lhes permitiu sonhar em grande.

 

Não há muito tempo as noivas perdiam-se pelas revistas de moda à procura de inspiração para o casamento de sonho. Hoje, a maioria dessas revistas está fora de moda (excetuam-se algumas, como a Vogue, que acrescentou uma secção de noivas na revista impressa, mas também uma página de Instagram dedicada).

casamento

As noivas modernas planeiam todo o seu casamento online procurando inspiração no Pinterest e no Instagram. Alimentam-nos com as suas escolhas e com novas tendências. A pressão por fazer mais e melhor do que aquele que nos serviu de inspiração é grande. O mundo idílico das redes sociais condiciona também a tomada de decisão sobre o dia do “Sim”.

 

Diz-se que, se não existe nas redes sociais é porque não aconteceu. Deve ser por isso que as estatísticas referem que a maioria das noivas anuncia o noivado nas redes sociais 24horas depois de receber o anel 💍👰. Ao que parece, esta é já a norma.

 

Atualmente, os “Wedding Planners” são já uma profissão, mas os noivos querem mais. Recorrem a aplicações que lhes vão dizendo, de acordo com a data do grande dia, o que têm de fazer a cada passo. Sendo a oferta tão grande e diversificada, estas aplicações ajudam os noivos a planear o casamento de forma ordenada e, sobretudo, controlada (para que a derrapagem financeira não comece logo no 1º dia da vida a dois). Cada passo da organização de um casamento tem, hoje em dia, uma empresa disposta a socorrer os noivos na tarefa. Das fotos ao vídeo, dos convites ao bolo, do vestido aos adereços, da maquilhagem à música, do catering ao local do evento e até à lua de mel.

 

Mas, não só de APP’s e empresas de organização de casamentos vive este “negócio”. Hoje em dia o marketing de influência tem um papel crucial. As marcas usam influenciadores para ditar tendências, mas, sobretudo, para criar necessidades nos futuros noivos (umas mais frívolas que outras, verdade). São criados cenários de sonho, vestidos deslumbrantes e, hashtags para cada necessidade – #weddingday; #weddingdress; #weddingphotograpy; #weddingcake; #weddinginspiration; e tantas outras. Só no Instagram encontrei cerca de 55 hashtags relacionadas com #wedding.

 

Continua na próxima página…

 

Artigo anterior

Cancro Colorretal: Campanha deteta 5% de pessoas com sangue oculto nas fezes

Próximo artigo

Outono: os benefícios do mel para fortalecer o organismo