Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»No mês das castanhas… não lhe faltam festas, feiras e festivais dedicados

No mês das castanhas… não lhe faltam festas, feiras e festivais dedicados

Quentes e boas. Quem não gosta de uma boa castanha assada, quentinha e aconchegante num dia frio? Ela é a rainha de novembro e, por isso, é celebrada em vários eventos.

Pinterest Google+

Festival de Outono

8 a 10 de novembro
Manteigas, Guarda

 

A Câmara Municipal de Manteigas promove entre os dias 8 e 10 de novembro, na Praça Municipal, o Festival de Outono. São vários os protagonistas do outono, entre eles as castanhas. O Festival apresenta um programa de animação, gastronomia, concertos, showcooking e caminhadas. O início está marcado para as 18horas do dia 8 de novembro.

 

Feira da Castanha e Paladares de Outono
1 a 10 de novembro
Trancoso, Guarda

 

O programa desta edição inclui workshops, jornadas técnicas, passeios, atividades de showcookings, concursos, espetáculos musicais, entre outros. Uma vez mais o Município de Trancoso pretende com esta iniciativa preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos da terra, na festa em que a castanha é rainha. O município convida a degustar alguns dos produtos que podem ser confecionados tendo como base o sabor da castanha.

 

VEJA TAMBÉM: DAS ROMÃS ÀS CASTANHAS: PORQUE DEVE OPTAR PELOS ALIMENTOS DA ESTAÇÃO

 

Festa da Castanha e da Jeropiga

8 a 10 de novembro

Famalicão da Serra, Guarda

No tradicional Magusto Comunitário não vai faltar a castanha e a jeropiga, feita nas pequenas adegas caseiras da aldeia. O programa inclui também apresentação de práticas tradicionais e artefactos, como a cestaria em madeira de castanho, concertos e atuações de grupos de cantares, showcookings e muita animação.

 

Feira da Castanha em Tendais
8 a 10 de novembro
Tendais, Cinfães

 

O Multiusos do Montemuro transforma-se numa mostra de produtos locais, com vários pontos de venda e produtores locais. Os visitantes encontrarão produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas e doces caseiros com destaque para as falachas e ainda uma área de restauração. Três dias de muita animação, nos quais a música, os bailaricos e, claro, um magusto, estarão em destaque, a par da gastronomia local e dos excelentes vinhos verdes do Concelho.

 

Festival das Sopas e Magusto

10 de novembro

Vale da Estrela, Guarda

 

O Pavilhão Vinha Velha recebe a degustação de sopas e um magusto comunitário, com animação musical protagonizada pelo grupo de concertinas Rompe & Rasga. As três melhores sopas serão premiadas. As inscrições devem ser realizadas até às 19 horas do dia 8 de novembro, na sede da Junta de Freguesia de Vale de Estrela.

 

Artigo anterior

Cuidadores de doentes com Alzheimer adoecem mais facilmente

Próximo artigo

Como pode o smartphone ajudar a salvar-lhe a vida?