Home»FOTOS»Nike prepara-se para lançar o primeiro hijab para atletas

Nike prepara-se para lançar o primeiro hijab para atletas

A utilização de hijab por parte das das mulheres muçulmanas representa uma tradição cultural muçulmana muito forte. Alguns críticos veem esta peça de vestuário como sinal de opressão feminina.

Pinterest Google+
PUB

A Nike prepara-se para lançar no mercado um hijab para atletas muçulmanas, no inicio do próximo ano, tornando-se assim na primeira marca de desporto a ter disponível um lenço islâmico para a cabeça projetado especificamente para a competição.

 

O revestimento da cabeça, comercializado sob a marca ‘Pro Hijab’, foi concebido de forma a permitir que as atletas cumpram a prática islâmica tradicional de cobrir a cabeça sem comprometerem o seu desempenho.

 

Veja também: A IMG acava de contratar a primeira modelo com hijab

 

O hijab está cada vez mais presente na comunidade norte-americana e europeia. Muitas mulheres muçulmanas cobrem as suas cabeças em público com o hijab para cumprir a tradição da cultura muçulmana e como um sinal de modéstia, mas alguns críticos veem isso como um sinal de opressão feminina.

 

Veja também: Formas originais de usar lenços de seda

 

As atletas muçulmanas que visitam a sede da Nike em Beaverton, EUA, queixam-se várias vezes das dificuldades que representa utilizar um hijab durante as competições. Então, a empresa consultou mulheres muçulmanas atletas de todo o mundo para proceder à concepção do hijab ideal para praticar desporto.

 

Este lançamento é ainda uma medida e incentivo para «toda uma nova geração praticar desporto sem sentir que há limitações no código de vestuário», afirmou Amna Al Haddad, uma halterofilista patrocinado pela Nike, dos Emirados Árabes Unidos, à ‘Reuters’.

 

Artigo anterior

Quatro práticas para estar feliz… mais vezes!

Próximo artigo

Plataforma ibérica vai divulgar turismo acessível a partir de setembro