Home»FOTOS»Natureza terapêutica: as plantas que vão melhorar a sua vida

Natureza terapêutica: as plantas que vão melhorar a sua vida

Baseado no livro “O Guia das Plantas”, mostramos-lhe como pode melhorar o seu bem-estar com plantas que pode encontrar facilmente em casa, ervanária ou supermercado.

Pinterest Google+
PUB

O super alho amigo do coração – Venerado desde os tempos mais longínquos, continua a somar benefícios para a saúde. Protege contra as doenças do coração, baixa o LDL, reduz a pressão arterial, tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas, etc.

 

Hortelã no combate às náuseas – Acalma o estômago após uma má digestão ou indisposição gastrointestinal. Ajuda a reduzir os enjoos associados à gravidez. Além desta poderosa ação juntos dos músculos do estômago, tem também grande eficácia como descongestionante nasal.

 

Manjericão contra a constipação – Atua como estimulante na recuperação de constipações e gripes. Nas mulheres, ajuda ainda nas cãibras associadas à menstruação.

 

Salsa para as mulheres – Tem duas ações benéficas para as mulheres: ajuda a combater as dores menstruais e estimula o fluxo de leite materno às mulheres que estão a amamentar. Tem ainda propriedades benéficas que ajudam em problemas de rins e inflamações da bexiga.

 

VEJA TAMBÉM: DESENVOLVA HABILIDADES EMOCIONAIS

 

Tomilho combate problemas respiratórios – Seja tosse, constipação, bronquite ou asma, o tomilho ajuda a limbar congestões e infecções pulmonares. Externamente ajuda ainda a aliviar dores nas articulações.

 

Verbena contra as enxaquecas – O chá de verbena é muito eficaz no combate às dores de cabeça que derivam do stress. Esta planta tem uma longa história no tratamento de problemas nervosos. Possui ainda uma leve ação sedativa.

 

Alecrim para cicatrizar feridas – Atua como agente anti-séptico em cortes e feridas devido à ação antimicrobiana do seu ácido fenólico.  Também ajuda a combater a flatulência, fadiga, enxaquecas, etc.. sendo a sua capacidade de atuação muito alargada.

 

Alfazema anti-stress – Pode ser tomada em chá, usada no banho ou aplicada em óleo, o efeito é o relaxamento. Ajuda também no combate às enxaquecas, a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

 

Linhaça para o trânsito intestinal – Tem propriedades laxativas que são bastantes eficazes no combate à obstipação. Atua ainda ao nível da pele, aliviando furúnculos e eczemas.

 

VEJA TAMBÉM:  DE MANHÃ À NOITE: CINCO DIAS DE REFEIÇÕES DETOX

 

Jasmim para a tranquilidade – mais conhecido pela sua aplicação na perfumaria, o jasmim tem muitos fins medicinais. Tomado como chá, atua particularmente bem no lado emocional, pois tem propriedades antidepressivas. Ajuda também a atenuar sintomas de dermatites. Atua como afrodisíaco se aplicado em óleo no corpo.

 

Funcho para a mãe que amamenta – Não só promove o fluxo de leite materno, como também ajuda a reduzir as cólicas nos bebés. O funcho tem também uma ação diurética e purificadora dos rins.

 

Coentros para o sistema digestivo – Uma infusão de sementes de coentros ajuda a fazer uma melhor digestão. Também ajuda a reduzir a flatulência e a aliviar cólicas. É também um estimulador de apetite.

 

Cabelos e unhas bonitas com cavalinha – Mais conhecida pelas suas propriedades diuréticas e ação junto do sistema urinário, pode ser também muito eficaz a fortalecer unhas e cabelos. Melhora ainda a saúde dos ossos e reduz a acne em peles oleosas.

 

Hipericão combate a depressão – Possui agentes ativos que atuam no combate à depressão. A nível mental, ajuda ainda a acalmar nervos e a combater insónias. Aplicado externamente, promove a cicatrização de feridas e alivia queimaduras solares.

 

Erva-cidreira contra o herpes labial – Conhecida pela ação junto do sistema nervoso quando ingerida como chá, tem ainda propriedades muito eficazes no combate ao herpes labial recorrente devido aos seus efeitos antiviróticos e antibacterianos quando aplicada como creme.

 

 

Artigo anterior

Águia, Gato, Tubarão ou Lobo? Qual o seu perfil comportamental?

Próximo artigo

Como uma boa alimentação pode ajudar a prevenir doenças cardíacas