Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Natal: decore a árvore, mas não esqueça a mesa

Natal: decore a árvore, mas não esqueça a mesa

Em plena época natalícia, as atenções dos anfitriões da Consoada estão viradas para a decoração desta noite tão especial. A mesa é um dos elementos que exige mais dedicação, já que é ao seu redor que a maioria do serão acontece. Surpreender e agradar toda a família, porém, nem sempre é fácil. Veja algumas ideias de mesas de Natal e comece já a preparar a grande noite.

Pinterest Google+
PUB

Das flores aos guardanapos, e para que nada falhe, descubra cinco conselhos essenciais para uma mesa perfeita que vai surpreender a família.

 

Pensar na ementa antes da decoração

Os pratos selecionados vão condicionar a escolha dos talheres, pratos, copos e até da própria disposição da mesa. Além de esteticamente apelativa, é importante garantir que a mesa é funcional e que todos os utensílios servem um propósito. Para evitar situações constrangedoras, estes devem estar devidamente organizados já que, frequentemente, está à mesa um número alargado de pessoas.

 

Toalha de mesa

A toalha pode ser mais simples ou trabalhada de acordo com o gosto de cada um, e com a restante decoração da mesa. Em termos de cores, pode optar-se pelo branco, para se conseguir um ambiente mais suave, ou arriscar-se misturando os tradicionais verdes e vermelhos. Independentemente do tom, o essencial, porém, é garantir a sua apresentação cuidada: deverá estar bem limpa e passada. Para proteger a mesa, use também uma segunda toalha por baixo, preferencialmente plastificada.

 

VEJA TAMBÉM: PRATOS DE NATAL: ROTEIRO GASTRONÓMICO POR PORTUGAL

 

Misturar conjuntos de loiça

Utilizar conjuntos diferentes de loiça é uma excelente forma de dar personalidade à mesa. Misturar serviços clássicos com outros mais modernos concede-lhe, inclusive, um aspeto arrojado e alegre. Se esta for a escolha, é necessário garantir a coerência, em termos de cores e formatos, para que o resultado seja equilibrado. Experimente a combinação entre pratos brancos e pratos com pormenores natalícios, para manter a magia da quadra presente.

 

Adicionar uma coroa de flores

Além de centro de mesa, a coroa de flores costuma também ser o centro das atenções. Ter uma coroa bonita e harmoniosa é meio caminho andado para se conseguir a adoração da família. Para tornar o ambiente mais acolhedor, sugere-se adicionar velas, brancas ou douradas, ao arranjo e acendê-las durante o jantar.

 

VEJA TAMBÉM: O STRESS NATALÍCIO TOMOU CONTA DE SI? VEJA COMO TER CALMA NOS PREPARATIVOS

 

Até os guardanapos importam

Por vezes, a beleza das coisas está nos pormenores. Na mesa de Natal, até os guardanapos, que a ocasião pede de pano, podem fazer a diferença. Para fazer a ligação entre eles e a restante decoração, pode optar-se por retirar pequenos ramos da coroa de flores e atá-los em seu redor, juntamente com um porta-guardanapos, por exemplo, dourado ou prateado.

 

Veja algumas ideias para mesas de Natal na galeria acima.

 

Artigo anterior

Estudo europeu mostra impacto negativo da pandemia nos transportes públicos e nas viagens internacionais

Próximo artigo

Programa de 12 dias para se manter em forma neste Natal