Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Não tenha medo dos seus erros, tenha medo de não aprender com eles!

Não tenha medo dos seus erros, tenha medo de não aprender com eles!

Tente, erre, tente de novo, mas não desista dos seus sonhos!

Pinterest Google+

Por vezes, achamos que entre sonhar e realizar existe uma lacuna muito grande: o medo de errar. Desde cedo, somos ensinados a acreditar que errar é ruim, muitas vezes bloqueando as nossas iniciativas, impedindo-nos de experimentar, de aprender e de tentar de novo.

 

Quando nos permitimo experimentar uma nova situação ou desafio, passamos por um processo de aprendizagem, onde podemos, no decorrer do caminho, rever as nossas atitudes, identificar as nossas falhas e reajustar o nosso plano de ação. Afinal, ninguém realiza um sonho ou um objetivo sem ousar, sem correr riscos, sem estar disposto a errar para acertar.

 

O erro pode ser o seu grande aliado e um potencializador do seu EU realizador. Aprender com o erro ajuda-nos a ampliar a nossa visão sobre nós mesmos e sobre o que estamos à procura. Falhar não significa não ser capaz. Falhar nunca é fracassar, se estamos dispostos a reconhecer e a aprender com os erros para melhorar e seguir adiante.

 

Veja também: Qual a sua melhor competência?

 

Lembre-se de como aprendeu a andar, a conduzir ou a falar outro idioma. Com toda a certeza que teve de praticar, errar e tentar novamente, aprendendo com cada erro com desenvoltura e vontade de conseguir mais a cada tentativa. Quando nos apegamos ao medo de errar, tendemos a adiar ações e decisões que podem levar-nos a situações desnecessárias, como a perda de prazos e de oportunidades.

 

Aquele que erra é aquele que faz, que age, que ousa vencer os seus medos e assumir as suas atitudes, não se intimidando com o inesperado. Quem age sem se focar na perfeição permite-se progredir, aprimorando-se a cada dia, percebendo e corrigindo as suas atitudes, procurando sempre o melhor para si e para aqueles que estão a sua volta.

 

Pergunto a si: O quanto está disposta a “falhar” para acertar?

 

Encerro este artigo com uma frase de Thomas Edison que marca a sabedoria  da aprendizagem pelos erros:  «Eu não falhei. Eu apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionaram».

Artigo anterior

As melhores cidades com vida noturna

Próximo artigo

Praia fluvial de Alcoutim, um mergulho no Algarve serrano