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Não é tarde demais! Não, não estou a falar da preparação para o verão!

Falo da idade! Nunca é tarde demais para começar a fazer exercício e a praticar uma alimentação saudável, e os resultados surgem em qualquer idade!

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Gostaria de vos mostrar os resultados de uma senhora com mais de 65 anos que iniciou um programa! Trata-se de um caso real, uma senhora que começou em janeiro de 2015, com 66 anos de idade (1,5m de altura). Selecionei um ano inteiro de avaliações para que seja possível visualizar este exemplo.

 

O seu objetivo era precisamente reduzir a massa gorda, objetivo partilhado por muitas das pessoas que me procuram, de todas as idades. Vejam a evolução no seu peso, tendo em conta que o IMC (Índice de Massa Corporal = peso /altura 2) apenas se refere à perda de peso:

 

Data Peso IMC
jan/15 60,8 27
fev/15 58,6 26
abr/15 57,4 25,5
mai/15 56,7 25,2
jul/15 56,1 24,9
set/15 56,5 25,1
out/15 55 24,4
fev/16 53,8 23,9

 

No quadro seguinte podem observar as alterações no volume corporal através dos perímetros corporais. Reparem como, na última avaliação, ela demonstrou um claro aumento do perímetro de coxa, local onde se detetam facilmente aumentos de massa muscular nos membros inferiores. Nessa mesma avaliação (e em outras anteriores), já havia evidenciado aumentos de massa muscular, tanto dos braços como nas pernas. Reparem ainda no quociente cintura-anca, que quanto mais baixo, menor o risco de desenvolver doenças cardio-metabólicas:

 

Data Cintura Abdómen Anca Cintura/ anca Braço relaxado Coxa
jan/15 86,6 93 103 0,84 30,6
fev/15 83,8 90,3 102 0,82 30 47
abr/15 82,6 90 100,7 0,82 30 46,5
mai/15 82 88,5 99 0,83 29,3 47
jul/15 81,4 88,5 99 0,82 29,4 46
set/15 83 89 98 0,85 29,6 44,5
out/15 81 87 98 0,83 28,5 43
fev/16 79 87 98 0,81 28,8 44

 

E, finalmente, as pregas adiposas, medidas em vários locais do seu corpo. Se repararem, a prega do tríceps, reduziu na última avaliação, tendo o perímetro no mesmo local aumentado. Quanto à prega da coxa, não sofreu alterações na última consulta, tendo o perímetro aumentado! O aumento de massa muscular é bastante visível.

 

Data Abdomen Cintura Costas Axila Peito Triceps Coxa Soma
jan/15 32 21 30 24 25 23 24 179
fev/15 28,5 20 26 23 21 23 25 166,5
abr/15 28,5 18,5 25 21 19,5 23 22,5 158
mai/15 27 17 23 20 18 21,5 21,5 148
jul/15 27 15,5 21 18 18 20 21 140,5
set/15 27 17,5 23,5 20,5 20 21,5 18 148
out/15 27 17,5 21 20 17 20 17,5 140
fev/16 25 14,5 19,5 17,5 16,5 19 17,5 129,5

 

Se repararem, no mês de setembro, a seguir às férias do verão, houve algum retrocesso. Nada que não faça parte da vida, e nada que não possa ser recuperado com a consistência dos comportamentos de saúde!

 

Espero que este caso inspire muitas pessoas, nomeadamente senhoras pós-menopáusicas, para iniciar um programa de melhoria da composição corporal, com musculação (aumento de massa muscular) e alimentação saudável!

 

Reforço que o aumento de massa muscular é protetor relativamente à osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, e claro, autonomia e funcionalidade motora. Bons treinos, qualquer que seja a sua idade!

 

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