Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Nabos, poder nutricional anticancerígeno

Nabos, poder nutricional anticancerígeno

O nabo está incluído na lista dos 10 alimentos vegetais mais importantes na prevenção do cancro. Os níveis de glucosinolatos contidos no nabo ajudam no processamento das toxinas do fígado e no combate aos efeitos de substâncias cancerígenas. Como alimento é vida, conheça o poder nutricional dos alimentos da letra N.

Pinterest Google+

Ao ser estudante e investigadora em nutrição oncológica, sigo muitas informações e na plataforma digital Stop Cancer de Portugal descobri um slogan muito interessante. “Plante um Nabo e ganhe as folhas da Nabiça”. Uma afirmação muito verdadeira e valiosa e que deve ser tida em conta por quem se preocupa em manter o poder antioxidante do corpo em perfeito estado, de forma a reduzir qualquer avanço de células cancerígenas.

 

No seguimento destas crónicas em ordem alfabética, hoje temos a letra N que nos traz o nabo e a nabiça.  O nabo está incluído na lista dos 10 alimentos vegetais mais importantes na prevenção do cancro. Já o naturalista e filósofo romano, Plínio, considerava na sua época o nabo um alimento de grande valor alimentar.

 

Um estudo baseado no World Cancer Research Fund and the American Institute for Cancer Research e do Chief Medical Officer’s Committee on Medical Aspects of Food and Nutrition Policy29, mostra-nos que níveis de glucosinolatos contidos no nabo ajudam no processamento das toxinas do fígado e no combate aos efeitos de substâncias cancerígenas, o que permite até inibir o crescimento de tumores.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS QUE AJUDAM A BAIXAR O RISCO DE CANCRO

 

Como fonte de agentes anti-inflamatórios, o nabo contém bastante vitamina K e ácidos gordos ómega 3. Por conter na sua constituição bastante fibra, a nabiça é um alimento importante para o processo do metabolismo digestivo. Por outro lado, ainda os glucosinolatos do nabo são de relevância para o estômago no combate ao H Pylori. Por ser uma grande fonte de cálcio e potássio, minerais essenciais para o crescimento saudável dos ossos, ajuda na prevenção das doenças ósseas, como é o caso da osteoporose.

 

Alimentos letra N

Nabo, nêsperas, nectarinas.

 

Receita funcional: Grelos de nabiça salteados

Receita para 2 pessoas

Reserve 250gr de grelos de nabiça

50g de lascas de amêndoas sem pele

3 colher de sopa de azeite

Sumo de 1 limão amarelo bem maduro

Gengibre para ralar

3 dentes de alho

2 cebolas chalotas

1 colher de sopa de mostarda de dijon em grão.

 

VEJA TAMBÉM: ESCOLHA O FRUTO MAIS INDICADO PARA SI

 

Preparação:

Lave os grelos e remova as folhas amarelas. Corte os talos em rodelas finas e reserve o caule com a flor, cortados em pedaços grandes. Numa frigideira wok, coloque o azeite a aquecer e adicione os talos de grelos, deixando saltear até ficarem com uma consistência do seu agrado (al dente). Complete com as cebolas cortadas em rodelas finas e os alhos em rodelas grossas e adicione a mostarda de dijon. Acrescente as partes do caule com a flor e deixe ao lume por mais 5 minutos. Já com o lume desligado, complete com as lascas de amêndoas e o sumo de limão por cima, mais o gengibre ralado.

 

Coloque num prato a porção de cada um e acompanhe com um copo de vinho tinto, português, se possível. Junte uma boa companhia, um ambiente bonito e calmo e sinta que o alimento exerce em si o poder da vida, numa ação de paz com as suas células e toda a energia que dele emana, atreva-se a sentir o sabor e o aroma de cada pedaço.

 

A saúde de um povo depende de toda e qualquer ação que seja fundamentada numa atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural e de saúde. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Saúde Sustentável, é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. Estes são parte dos objetivos mundiais anunciados pela ONU, até 2030.

 

Artigo anterior

Daniel Merlin: «A pintura é uma aventura, é enfrentar o desconhecido todos os dias»

Próximo artigo

Adam Levine, rockstar, entertainer, style setter… e agora embaixador de um perfume