Mundo assinala Dia Mundial da Higiene das Mãos como ato que salva vidas
O ato de lavar as mãos é de tal importância que tem até um dia mundial dedicado, 5 de maio, promovido anualmente pela Organização Mundial de Saúde.
Muitas vezes desvalorizado pela comunidade, o simples ato de lavar as mãos é capaz de salvar vidas, protegendo as pessoas de infeções, tenho ganhado protagonismo no contexto da pandemia que se vive globalmente. Dada a sua importância, tem um dia dedicado atribuído pela Organização Mundial de Saúde. A 5 de maio assinala-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos.
O dia mobiliza pessoas em todo o mundo para aumentar a adesão à higiene das mãos, protegendo os profissionais de saúde e os pacientes de infeções.
O principal objetivo da campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos é reconhecer que a lavagem das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode fazer para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infeções, incluindo o vírus da COVID-19. Profissionais da saúde e membros da comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção de infeções praticando lavagem regular e frequente das mãos.
A OMS quer tornar a higiene das mãos uma prioridade global e inspirar a higiene das mãos e mudança de comportamentos. Por cá, a Direção-Geral da Saúde promove o mesmo. Recorde abaixo o vídeo promovido pela DGS sobre como bem lavar as mãos.
VEJA TAMBÉM: