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Mulheres portuguesas unem-se pelo combate à pobreza menstrual em África

Segundo a Organização das Nações Unidas, 1 em cada 10 meninas no continente africano falta à escola durante o seu ciclo menstrual, perdendo 20% da sua educação. Campanha portuguesa de apoio surge no âmbito do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março.

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Este ano, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 19 marcas criadas por mulheres portuguesas vão doar 8% da sua faturação para reduzir a pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau. A campanha chama-se “Stand by Her” e está a decorrer desde 1 de março até 8 de março.

 

Um ensino de qualidade pode transformar o futuro de uma menina. No entanto, por todo o mundo, adolescentes faltam ou até mesmo abandonam a escola por um simples motivo: a menstruação. No caso de África, as Nações Unidas estimam que 1 em cada 10 meninas faltam à escola durante o seu ciclo menstrual, perdendo 20% da sua educação, informa a Wonther, que juntamente com mais 18 marcas portuguesas fundadas por mulheres vai doar 8% da sua faturação a esta causa. O valor angariado entre o dia 1 e 8 de março vai ajudar a reduzir a pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, através da Associação Missão Dimix.

 

As marcas propõem-se a reunir fundos para três causas prioritárias, identificadas por Sónia Pessoa, coordenadora e fundadora da Missão Dimix, que opera diretamente no local:

  1. Enviar pensos reutilizáveis criados por uma rede de voluntários em Portugal;
  2. Adquirir máquinas de costura manuais para que se possam criar pensos higiénicos reutilizáveis localmente;
  3. Construir casas de banho para uso exclusivo de meninas nas escolas locais.

 

«A dignidade menstrual é uma causa que nos é muito querida e sobre a qual já debatíamos internamente há muito tempo. Quando conhecemos a sexóloga Vânia Beliz, umas das principais promotoras desta missão, a empatia foi imediata e sabíamos que tínhamos de ajudar», refere Olga Kassian, fundadora da Wonther.

 

A esta ação juntam-se as marcas Limon Rose, Nazareth, Plume Organic, Ana das Aventuras, Clair Couture, Pura Creative Nature, Joana Ribeiro Joalharia, Ana Marta Cerâmica, Ownever, Inusitado, Mauvais Marie, Airosa Design, Normal or Not, Wheat & Rose, Knot Knot, MIRAKAYA, Light Years Away e Marita Moreno.

 

Durante esta semana, poderão assistir a Lives no Instagram da Wonther, bem como participar numa sessão dia 8 na aplicação ClubHouse com todas as intervenientes desta causa onde será discutida a dignidade menstrual e a normalização da menstruação.

 

 

 

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