Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mosquitos adultos passam o vírus Zika aos seus ovos

Mosquitos adultos passam o vírus Zika aos seus ovos

Uma descoberta que coloca uma pressão ainda maior na necessidade de erradicar os mosquitos-fêmea e os seus ovos.

Pinterest Google+
PUB

Investigadores americanos divulgaram ontem que os mosquitos-fêmea adultos passam o vírus Zika aos seus ovos, exponenciando a possibilidade de contágio, anuncia a agência Reuters.

 

A descoberta, publicada no ‘Jornal Americano de Medicina Tropical e Higiene’, mostra que é necessário, assim, criar medidas para erradicar os mosquitos e também os ovos.

 

Leia ainda: Perfume da Victoria’s Secret revela-se um bom repelente de mosquitos

 

Robert Tesh, investigador da universidade do Texas e coautor do estudo, revela que a descoberta vem mostrar que a praga se torna desta forma mais difícil de controlar: «A pulverização afeta adultos, mas não costumam matar as formas imaturas – os ovos e as larvas. Este método pode reduzir, mas não elimina a disseminação do vírus».

 

Leia ainda: Chegou o verão, chegaram as picadas de insetos

 

Recorde-se que, embora o Zika cause transtornos leves em adultos, o vírus é uma grave ameaça a mulheres grávidas, por causar anomalias no feto, nomeadamente microcefalia.

 

O Zika foi detetado e ligado pela primeira vez a estes problemas, no ano passado, no Brasil, onde surgiram 1800 casos de microcefalia, e espalhou-se rapidamente pelo continente americano.

Artigo anterior

Investigadores portugueses desenvolvem vacina em spray contra a hepatite B

Próximo artigo

O que distingue as pessoas felizes