Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Montijo recebe Festival da Flor de 25 a 27 de maio

Montijo recebe Festival da Flor de 25 a 27 de maio

Arte floral, decorações expostas, workshops e animação de rua com vasos de flores andantes são algumas das iniciativas que pretendem promover a localidade como capital da flor, visto concentrar o maior número de estufas no país.

Pinterest Google+

O Festival da Flor regressa ao Montijo para a sua quarta edição, de 25 a 27 de maio, como homenagem à região que mais produz flores a nível nacional, que se apelida como a capital da flor.

 

Durante três dias, a Câmara Municipal associa-se ao Forum Montijo com o lema “Juntos Por um Montijo mais Florido” para honrar as actividades socioeconómicas da região, através de actividades de arte floral, decorações expostas, workshops, acções de responsabilidade social e muito mais. As actividades são gratuitas e esperam pela visita de toda a família.

 

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA AS MAIS BELAS FLORES E OS SEUS SIGNIFICADOS

 

Animação de rua com vasos de flores andantes, animação infantil, workshops de arte floral, música e espectáculo DJ ao vivo são algumas das sugestões para um fim-de-semana em festa. Ao longo de 3 dias, crianças e séniores estarão envolvidos em diversas actividades que promovem um encontro de gerações com a tradição da região e que sensibilizam os mais novos para a importância da flor.

 

“Repor e Cuidar é Educar” e “Veste o teu Passarinho” pretendem envolver os mais novos com a região e a tradição. Uma através da colocação de bandeirolas nas floreiras e canteiros do centro histórico da cidade, com mensagens de sensibilização para a conservação das flores, e outra convidando os mais pequenos a personalizar, através da pintura, os Passarinhos de Portugal, um instrumento de música com 400 anos de história feito em roda de oleiro.

 

Mas há mais! “Mulher Árvore” e “Homem Primavera” vão percorrer a baixa da cidade e convidar crianças e jovens a juntar-se aos workshops de arte floral, para alguns truques e dicas sobre como manter as flores vivas por mais tempo. Além disso, será inaugurada numa das principais praças da cidade uma estrutura aérea de chapéus-de-chuva floridos.

 

VEJA TAMBÉM: ROTA DAS CAMÉLIAS: À DESCOBERTA DESTAS FLORES ORIENTAIS NO NORTE DE PORTUGAL

 

Para os mais gulosos, a Degustação de Produtos Regionais será um dos momentos altos: enchidos e produtos transformados da carne de porco e massinha de peixe confecionada por pescadores convidam todos os que se juntarem a conhecer os mais tradicionais sabores da região.

 

O Montijo promove-se como sendo o local com o maior número de estufas de flores do país, de onde saem todos os dias cerca de 500 mil pés de flores para o resto do país e estrangeiro. Ao todo, são cerca de 200 hectares de produção implantadas nas zonas do Montijo, Alcochete e arredores, responsáveis por mais de 70% da flor de corte produzidas no nosso país. Esta atividade emprega diretamente mais de 1.000 pessoas. Por tudo isto, o Montijo é considerado a Capital da Flor, sendo este um dos principais setores económico desta região.

Artigo anterior

Como se ver livre das gordurinhas da cintura?

Próximo artigo

Falta de tempo é a principal desculpa dos portugueses para não fazerem exercício físico