Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Momentos de felicidade podem danificar o coração

Momentos de felicidade podem danificar o coração

Receber a notícia de que vai ser avó ou de que ganhou uma generosa quantia no Euromilhões pode provocar danos no coração, sugere um estudo.

Pinterest Google+
PUB

O stress emocional, causador de dores no peito e falta de ar, pode ocorrer em momentos de alegria e não exclusivamente em momentos de raiva, tristeza ou medo, como se pensa. O estudo que comprova a premissa foi feito por um grupo de investigadores do Hospital Universitário de Zurique, Suiça.

 

O estudo, publicado pela ‘Imprensa da Universidade de Oxford’ (Inglaterra) em nome da Sociedade Europeia de Cardiologia, sugere que cerca de um em cada 20 casos com estes sintomas são causados por eventos de alegria. Na verdade, três quartos dos casos de cardiomiopatia Takotsubo, uma mudança na forma do ventrículo esquerdo do coração, que pode ser fatal, são causados pelo stress.

 

Felizmente, a condição é temporária e as pessoas geralmente ficam bem mais tarde. O estudo foi realizado com a participação de 1750 pacientes e os investigadores descobriram que os problemas cardíacos eram causados por momentos como, por exemplo, uma festa de aniversário, casamento de um filho, a equipa de futebol preferida ganhar o campeonato, etc.

 

Veja a galeria: Comece hoje a ser feliz

 

O estudo constata, também, que a maioria dos casos ocorreu em mulheres que se encontravam já na menopausa.

 

Segundo Jelena Ghadri, um elemento participante da investigação, «a síndrome do paciente Takotsubo já não é igual ao típico paciente de ‘coração partido’ e a doença pode ser precedida por emoções positivas também», relata no ‘Jornal Europeu do Coração’.

 

«Os médicos devem estar cientes e também considerar que os pacientes que chegam à emergência com sinais de ataques cardíacos, como dor no peito e falta de ar, depois de um acontecimento feliz podem estar a sofrer de síndrome de Takotsubo, tanto como um paciente apresentado em semelhantes condições após um evento emocional negativo», acrescenta.

 

Este estudo levanta a hipótese de que os eventos tristes e felizes partilham uma «via emocional» comum para a condição. Para Peter Weiss, diretor médico da Fundação Britânica do Coração, esta síndrome é um evento raro. No entanto, são necessárias mais pesquisas nesta área para entender como este tipo de eventos emocionais pode desencadear danos no coração, ainda que temporariamente, em alguns indivíduos mais suscetíveis.

Artigo anterior

As campanhas em que as modelos andam a trabalhar

Próximo artigo

10 sinais de que pode estar grávida