Home»GLAMOUR»MODA»Modelo com vitiligo faz sucesso

Modelo com vitiligo faz sucesso

Winnie Harlow, de 20 anos, é a primeira modelo com vitiligo a conseguir contratos com algumas das grandes marcas de moda

Pinterest Google+

Winnie Harlow é o nome da modelo que está a desafiar o preconceito e a estabelecer novos limites no mundo da moda, muitas vezes criticado por estar afastado do mundo real. O vitiligo da jovem de 20 anos está bem visível por todo o corpo mas é o seu talento e beleza que vingam nas capas de revistas e nas passarelas internacionais.

O vitiligo é uma doença crónica que se caracteriza pela despigmentação da pele, devido à morte das células, podendo afetar apenas uma parte do corpo ou todo o corpo. A jovem canadiana foi diagnosticada com quatro anos de idade, tendo sofrido de bullying durante toda a sua vida. Em 2011, Winnie falou sobre a sua doença num vídeo publicado no YouTube com o nome “Vitiligo: A Skin Condition, not a Life Changer” (Vitiligo: Uma Condição da Pele, não uma Mudança de Vida), onde revelou que os seus colegas a chamavam de “zebra” ou “vaca”, devido às manchas brancas na sua pele escura.

Apaixonada por moda desde sempre, Winnie publicava frequentemente fotos nas redes sociais. Foi aí que a apresentadora e criadora do programa “America’s Next Top Model” (A Próxima Supermodelo da América”, a ex-modelo Tyra Banks, viu pela primeira vez Winnie, tendo-a convidado a participar da 21ª edição do concurso de novos modelos.

Apesar de não ter ganho o concurso, Winnie aproveitou esta oportunidade e não parou desde então. Chantelle Brown-Young (é este o seu nome verdadeiro), é protagonista de duas grandes campanhas nesta estação, para as marcas Desigual e Diesel. Na campanha de primavera/ verão 2015, a Diesel quer promover “tolerância, igualdade e amor incondicional”. As fotos de Nick Knight mostram um grupo de jovens sorridentes.

“Acreditamos em mostrar diferentes tipos de corpos e beleza. A Diesel sempre celebrou belezas foram do comum”, explicou o diretor criativo da Diesel, Nicola Formichetti ao canal de televisão E!. “Com esta nova campanha queremos transmitir uma mensagem de inclusão e positivismo. Todos os modelos estão a sorrir, o que infelizmente é raro nesta indústria.” As fotos não foram retocadas em programas de computador.

A Desigual também elogiou a modelo num comunicado à imprensa: “A Chantelle personifica o espírito, valores e atitude que sempre caracterizaram a empresa. Ela é uma modelo que quebra as convenções estabelecidas. Ela é inspiração pura, energia positiva, um exemplo de força e conquista e demonstra que todos somos especiais e podemos conquistar o que quisermos.”

A modelo foi ainda convidada a falar de vitiligo e da sua vida com a doença numa conferência TED Talk, fez parte do videoclip de Eminem e Sia “Guts Over Fear”, desfilou nas semanas de moda de Toronto e Londres e tem um exército de seguidores no Instagram. Veja mais fotos da modelo nesta galeria.

 

Artigo anterior

Winnie Harlow: A primeiro modelo com vitiligo

Próximo artigo

Estamos a medicar os sentimentos das mulheres?