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Descubra alguns mitos sobre gordura e colesterol

O senso comum diz-nos para evitarmos as gorduras saturadas e o colesterol. Porém, o site Authority Nutrition, que se debruça sobre as últimas tendências da nutrição, publicou um artigo que desvenda uma lista de nove mentiras, mitos e enganos que se têm propagado sobre estes alimentos. Descubra-os, sendo que a moderação é sempre a melhor solução.

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Mito 1: A melhor dieta é pobre em gordura e rica em hidratos de carbono: Nos anos 60 e 70, muitos cientistas defendiam que as gorduras saturadas eram a principal causa de doenças de coração, por aumentarem o “mau” colesterol no sangue. Por isso, em 1977,  foi recomendado aos americanos seguirem uma dieta pobre em gorduras. Sem dados concretos para justificar esta decisão, os cientistas levaram a cabo uma espécie de experiência, que resultou no aumento da obesidade e diabetes porque as pessoas começaram a consumir mais alimentos processados, ricos em açúcares. Porém, hoje em dia, não há provas de que uma dieta pobre em gorduras traga benefícios ou ajude na perda de peso ou a reduzir o risco de doenças crónicas. Pois, nem todas as gorduras são iguais.

 

Mito 2: Alimentos ricos em colesterol, como ovos, são maus: Na verdade, os ovos são alimentos muito saudáveis e contém bom colesterol (HDL), além de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Estudos mostraram que os ovos não aumentam os níveis de colesterol no sangue nem contribuem para o surgimentos de doenças coronárias, refere o artigo da AN.

 

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Mito 3: Os níveis de colesterol total ou LDL são bons indicadores de risco de ataque cardíaco: A verdade é que estes valores pouco têm a ver com o risco de ataque cardíaco e muitas pessoas são erradamente medicadas tendo em conta estes valores. Isto porque o colesterol total inclui muitos parâmetros a ter em conta, nomeadamente o bom colesterol (HDL). Ou seja, ter um bom nível de HDL aumenta os níveis de colesterol total, mas isso não é necessariamente negativo. A análise dos níveis de colesterol é muito mais complexa do que olhar apenas para os números.

 

Mito 4: Óleos vegetais e de sementes são saudáveis: Nos últimos anos, estes óleos começaram a ser vistos como saudáveis. No entanto, são ricos em ácidos ómega 6 polissaturados que, em excesso, podem ser prejudiciais. Vários estudos mostraram que estes óleos aumentam o risco de doenças cardíacas.

 

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Mito 5: Gorduras saturadas aumentam o mau colesterol e causam doenças cardíacas: Apesar de toda a campanha contra o consumo de gorduras saturadas, nunca se provou que estas sejam responsáveis por doenças cardíacas. Pelo contrário, a gordura saturada ajuda a resolver alguns dos fatores de risco para doença cardíaca, como os níveis de lípidos.

 

Mito 6: Gorduras saturadas e gorduras trans são a mesma coisa: As gorduras trans não são saturadas mas foram quimicamente modificadas para se tornarem mais sólidas e terem um prazo de validade mais longo. Assim, enquanto as gorduras saturadas não são prejudiciais, as gorduras trans são altamente tóxicas e devem ser evitadas.

 

Mito 7: Comer gorduras engorda e as dietas ricas em gorduras são perigosas: Apesar dos alimentos ricos em gordura terem mais calorias por grama do que alimentos ricos em hidratos de carbono ou proteínas, estudos mostram que dietas ricas em gorduras e pobres em hidratos de carbono facilitam mais a perda de peso do que as dietas baixas em gorduras.

 

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Mito 8: Margarina processada é melhor do que manteiga natural: Por causa da guerra à gordura saturada, a manteiga é tida como um alimento pouco saudável e muitas pessoas começaram a preferir a margarina. No entanto, esta é rica em óleos vegetais processados, aos quais é adicionada gordura trans. A manteiga é uma escolha mais saudável, em particular se é feita a partir do leite de vacas alimentadas com erva.

 

Mito 9: Comidas processadas com baixos níveis de gordura são opções saudáveis: Por causa da campanha anti-gorduras, muitos fabricantes retiraram as gorduras dos seus alimentos. O problema é que muitos alimentos naturais não sabem bem sem a gordura, por isso os fabricantes optaram por adicionar açúcares. Por isso, os alimentos baixos em gordura estão carregados de açúcar que, no final, é menos saudável.

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