Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Mitos e verdades sobre a saúde oral infantil

Mitos e verdades sobre a saúde oral infantil

Chuchar entorta os dentes? Os antibióticos causam cáries? Conheça alguns mitos relacionados com a saúde oral das crianças.

Pinterest Google+

1 – A odontopediatria só realiza tratamentos ortodônticos

Mito. A odontopediatria é a área da medicina dentária que realiza qualquer tratamento dentário infantil, desde apenas orientações e prevenção a tratamentos mais graves, como desvitalizações.

 

2 – O leite materno não causa cáries

Mito. O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebé, mas contem açucares. Como tal, quando o bebé acaba de mamar, é aconselhável higienizar a sua boca e dentes (se já tiverem erupcionado).

 

3 – Chuchar o dedo entorta os dentes.

Verdade. Ainda que seja normal a criança querer chuchar no dedo (principalmente o polegar), os pais devem estar atentos e estimular a cessação deste hábito no máximo até aos 3 anos de idade. Se a sucção do dedo ou chupeta estiverem presentes até à altura da troca dos dentes (5-6 anos), a criança poderá necessitar de tratamento ortodôntico.

 

4 – O tratamento ortodôntico só pode ser feito depois de todos os dentes permanentes erupcionarem

Mito. Por volta dos 6 anos de idade, as crianças deveriam fazer uma consulta de avaliação ortodôntica. Grande parte dos problemas ortodônticos devem-se a desequilíbrios durante o crescimento dos ossos da face, do maxilar e da mandíbula. Desta forma, um tratamento precoce irá beneficiar muito a função da cavidade oral da criança.

 

5 – Os antibióticos causam cáries

Mito. O princípio ativo dos antibióticos não causa lesões de cárie, mas, por conterem sacarose, é aconselhável as crianças (ou pais, dependendo da idade das mesmas) fazerem a escovagem dos dentes após a sua toma.

 

Artigo anterior

Âmbito Cultural: literatura, poesia, música e teatro à distância de um clique

Próximo artigo

Água é vida e é escassa. Veja como a poupar em casa