Mirtilos, o rei dos antioxidantes em exposição durante quatro dias
Sever do Vouga volta a acolher a Feira Nacional do Mirtilo, entre 27 e 30 de junho. Compotas, gelados, molhos, tartes… são muitas as aplicações culinárias e também medicinais deste pequeno fruto silvestre que tem uma feira só para si.

A Feira Nacional do Mirtilo está de volta para a 12 ª edição em Sever do Vouga, distrito de Aveiro. A mostra onde o mirtilo é rei decorre de 27 a 30 de junho, no Parque Urbano de Sever do Vouga. De entrada gratuita, a feira tem mostra de produtos, workshops, música, showcookings e várias atividades para as famílias. Este ano vão estar presentes cerca de 100 expositores e vão ser organizadas mais de 60 atividades.
O Desfile dos Mirtilitos é a atividade que marca o arranque da Feira Nacional do Mirtilo. As crianças do concelho desfilam com os seus trajes e fantasias alusivos ao mirtilo, num desfile que espalha cor e alegria pelas ruas de Sever do Vouga. No cartaz musical, com entrada gratuita, o destaque vai para o cantor Toy, no dia 30 à tarde, a banda de tributo aos Abba, AbbaMia, no dia 29 à noite, e para a sul-africana Nomfusi, no dia 28 à noite.
VEJA TAMBÉM: OS SUPERALIMENTOS QUE O VÃO AJUDAR NO DESPORTO
As tardes de 28 e 29 de junho são dedicadas a palestras técnicas sobre diversos assuntos atuais e de interesse para todos os agentes que estão na fileira do mirtilo e dos pequenos frutos. As palestras decorrem na Biblioteca Municipal e a participação é gratuita. Na manhã de domingo, dia 30, vai realizar-se a Mirtilo Color Run. A concentração será às 9 horas, no Parque Urbano. É necessária inscrição, que tem um valor de 5€. A receita reverte na totalidade para a IPSS EnCosta da Oliveira.
O conceituado chef Hélio Loureiro estará na Feira Nacional do Mirtilo no domingo, dia 30, para dirigir dois showcookings: um às 11.30h, destinado às crianças, e outro às 15h, dirigido aos adultos. O chef virá mostrar algumas receitas culinárias onde o mirtilo é um dos ingredientes.
VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS AMIGOS DO ESTÔMAGO: UM GUIA SEMPRE EM DIA
A Feira Nacional do Mirtilo dispõe de uma área de animação infantil com insufláveis, pinturas faciais, piscina com bolas gigantes e jogos tradicionais, entre outros. Todas estas animações são de participação gratuita e estão disponíveis todos os dias.
A produção do mirtilo foi inserida no concelho de Sever do Vouga em 1995, por consequência de um estudo que técnicos holandeses efetuaram, constatando que este concelho possui boas condições para a instalação desta cultura.
O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, vastamente conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e é conhecido por muitos como “o fruto da juventude”. Habitualmente usado no tratamento de algumas infeções, este fruto ajuda ainda a retardar o envelhecimento cerebral dos doentes de Alzeimer. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro entre outros elementos. Também no mundo da culinárias, assume-se como um fruto extremamente versátil, capaz de compor qualquer tipo de prato.