Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mirtilos, o rei dos antioxidantes em exposição durante quatro dias

Mirtilos, o rei dos antioxidantes em exposição durante quatro dias

Sever do Vouga volta a acolher a Feira Nacional do Mirtilo, entre 28 de junho e 1 de julho. Compotas, gelados, molhos, tartes… são muitas as aplicações culinárias e também medicinais deste pequeno fruto silvestre que volta a ter uma feira só para si.

Pinterest Google+

A Feira Nacional do Mirtilo está de volta para a 11 ª edição em Sever do Vouga, distrito de Aveioro. A mostra onde o mirtilo é rei vai decorrer a 28,29, 30 de junho e 1 de julho, no Parque Urbano de Sever do Vouga.

 

De entrada gratuita, a feira tem mostra de produtos, workshops, showcookings e várias atividades para as famílias. No dia 1 de julho, um passeio de vespa vai dar a conhecer a Rota do Mirtilo na região que se diz a Capital do Mirtilo.

 

VEJA TAMBÉM: OS SUPERALIMENTOS QUE O VÃO AJUDAR NO DESPORTO

 

Segundo a organização, em Portugal a produção de mirtilo está ainda pouco disseminada. «Atualmente, a produção encontra-se distribuída em dois territórios distintos: sub-região do Médio Vouga e sub-região do Alentejo Litoral. Na sub-região do Médio Vouga, encontram-se as condições climáticas ideais para a produção deste pequeno fruto, tais como: o número de horas de frio e o p.h.».

 

A produção do mirtilo foi inserida no concelho de Sever do Vouga em 1995, por consequência de um estudo que técnicos holandeses efetuaram, constatando que este concelho possui boas condições edafo-climáticas para a instalação desta cultura. Atualmente, Sever do Vouga possui cerca de 80 produtores, com produções anuais na média das 100 toneladas, informa a organização.

 

Grande parte da comercialização é feita pela Mirtilusa (Sociedade de Produtores Horto-Frutícolas, Lda.), que exporta cerca de 80% da produção para países da União Europeia como Holanda, Bélgica e França.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS AMIGOS DO ESTÔMAGO: UM GUIA SEMPRE EM DIA

 

O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, vastamente conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e é conhecido por muitos como “o fruto da juventude”, divulga a organização da feira.

 

Habitualmente usado no tratamento de algumas infeções, este fruto ajuda ainda a retardar o envelhecimento cerebral dos doentes de Alzeimer. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro entre outros elementos. Também no mundo da culinárias, assume-se como um fruto extremamente versátil, capaz de compor qualquer tipo de prato.

 

 

 

 

Artigo anterior

Vamos acampar? Saiba o que levar para o acampamento

Próximo artigo

Será que o sushi é mesmo saudável?