Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Miragaia: modelo de dinossauro único no mundo está em Portugal

Miragaia: modelo de dinossauro único no mundo está em Portugal

Pela primeira vez na história foi produzido o modelo do dinossauro português Miragaia, exemplar único no mundo, que se encontra em exposição no Dino Parque da Lourinhã.

Pinterest Google+

O museu ao ar livre mais famoso de Portugal reforçou a sua originalidade, valor pedagógico e lúdico com a chegada do mais recente modelo, o Miragaia. Oriundo da Lourinhã, este espécime pertence à família dos estegossauros e distingue-se pelas suas características excecionais sendo, talvez por isso, o dinossauro português mais famoso do mundo.

 

O modelo, exclusivo do Dino Parque, foi reconstituído a partir dos mais recentes e atualizados dados científicos. À semelhança dos restantes membros do seu grupo, o Miragaia possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda, com mais de um metro de comprimento. O seu longo pescoço dezassete vértebras cervicais representam mais cinco do que as do estegossauro, e mais dez do que a girafa.

 

VEJA TAMBÉM: SESIMBRA, UM PARAÍSO PLANTADO ENTRE A SERRA E O MAR

 

Este modelo de dinossauro tem mais de quatro metros de altura e os fósseis originais que deram origem à espécie encontram-se expostos na área museológica do Dino Parque.

 

Luís Rocha, diretor-geral do Dino Parque, afirma: «Para nós é um orgulho poder apresentar este modelo único no mundo, símbolo da importância da Lourinhã como local de descobertas do período Jurássico. É mais um dinossauro português, dos vários que temos em exibição no Parque, sendo que este é especial porque não pode ser observado em mais nenhum parque do Mundo, apenas no Dino Parque, o maior museu ao ar livre da Europa.»

 

VEJA TAMBÉM: À DESCOBERTA DAS ESCARPAS DE SINTRA

 

O Miragaia é internacionalmente reconhecido e aclamado por toda a comunidade paleontológica, tendo sido o primeiro dinossauro português a ter uma publicação exclusiva na prestigiada revista científica Nature.

 

O parque de dinossauros mais famoso do país reabriu ao público no dia 20 de maio com um conjunto de medidas de controlo que garantem a segurança de todos os visitantes e colaboradores.

 

Desde a sua abertura o Dino Parque já recebeu quase 600.000 visitantes.

 

Artigo anterior

Análise à biodiversidade na Europa mostra perdas e aumentos nos ecossistemas

Próximo artigo

Desapegue-se! E deixe o novo entrar na sua vida