Home»FOTOS»Metade da população portuguesa sofre de alterações da visão

Metade da população portuguesa sofre de alterações da visão

Governo prepara Estratégia Nacional para a Saúde da Visão para ser apresentada dentro de dois meses. O sucesso de experiências piloto no rastreio da ambliopia em crianças, entre outras iniciativas, justifica um novo plano a nível nacional, explica o Governo no despacho publicado em Diário da República.

Pinterest Google+

Segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão, da Direção-Geral da Saúde, estima-se que em Portugal cerca de metade da população sofra de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, que cerca de 20% das crianças e metade da população adulta sofra de erros refrativos significativos e que cerca de metade das pessoas com cegueira se encontre em idade produtiva.

 

Neste sentido, o Ministério da Saúde, através de um despacho publicado no Diário da República, constituiu uma comissão, presidida por António Augusto Magalhães, oftalmologista do Centro Hospitalar São João, para elaborar uma Estratégia Nacional para a Saúde da Visão. A comissão tem 60 dias, a partir da data da publicação do despacho, 19 de fevereiro de 2018, para apresentar uma proposta de Estratégia Nacional para a Saúde da Visão à Direção-Geral da Saúde.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA COMO TRATAR OLHOS SECOS SAZONAIS

 

No despacho do Secretário de Estado e Adjunto da Saúde refere-se que uma estratégia para a saúde da visão se justifica «face aos resultados positivos» obtidos com as experiências piloto para o rastreio da ambliopia em crianças, bem como o da retinopatia diabética. «Face aos resultados positivos obtidos, determinou-se o alargamento de experiências-piloto a nível nacional para o rastreio da ambliopia em crianças, bem como a continuidade das múltiplas iniciativas que já decorrem no âmbito da saúde visual, nomeadamente o rastreio e tratamento da retinopatia diabética e o Programa Nacional para a Saúde da Visão, justificando desta forma, a elaboração de uma Estratégia Nacional para a Saúde da Visão. Impõe-se o desenvolvimento de uma metodologia estruturada que permita implementar o plano a nível nacional, com equidade, e que atinja ganhos efetivos em saúde».

 

Veja de seguida, na galeria acima, nove sinais segundo uma oftalmologista de que uma criança pode estar a precisar de um exame aos olhos.

 

Artigo anterior

Especialista revela guia para enfrentar o ódio que se vive hoje em dia

Próximo artigo

Português vai revolucionar forma de fazer compras na Chanel