Home»VIDA»ESOTERISMO»Mercúrio: comunicador de vida

Mercúrio: comunicador de vida

O símbolo de Mercúrio representa a força da inteligência ativa. O círculo simboliza a fonte de energia que dá vida à mente.

Pinterest Google+

A mente recebe impulsos de duas direções, indicadas pela cruz abaixo e pelo semicírculo acima. Indica atividades terrenas e o relacionamento da mente racional com o meio ambiente. O crescente simboliza os aspetos elevados da mente: o elo do Homem com o verdadeiramente original e inoperacional. Neste sentido, podemos ver como os indivíduos mercurianos são classificados em duas amplas categorias: o imitador e o génio.

 

O Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. O primeiro planeta que recebe sua luz, informação e energia e transmite para os outros, estabelecendo sinapses, relações, comunicação, tanto no sentido prático como no intelectual. É o símbolo do intelecto. Representa a palavra, a fala e a escrita, a organização da informação, a ordenação, os processos e as metodologias, o discernimento e o processo de aprendizagem: a inteligência.

 

A mente racional é esse dom especial da Humanidade que a distingue do reino animal. A função de Mercúrio é permitir que o Homem isole a sua natureza puramente instintiva, através do processo lógico do raciocínio. Para além disto, a posição de Mercúrio no mapa indica a aptidão geral de uma pessoa para comunicar ideias, através da palavra escrita ou falada.

 

Mercúrio não tem par, porque é dual em si mesmo; nos signos masculinos, predomina sua natureza analítica. E nos signos femininos, a aptidão para sintetizar, é a força mais intensa e atuante. Assim, a sua regência natural é sobre o masculino Gémeos (a ideia) e a feminina Virgem (a forma que a ideia toma).

 

Mercúrio confere ao Homem a necessidade de saber. Ele leva-o a questionar e a sondar o mundo externo de aparências. Se Mercúrio se tornar uma força por demais influente surge uma tendência impedindo que os aspetos mais elevados do ser de uma pessoa (os centros institucionais e psíquicos) invadam a perceção. No corpo físico, Mercúrio associa-se intimamente ao sistema nervoso, ao aparelho respiratório e, em especial, aos pulmões.

 

Mercúrio é o regente de Gémeos e de Virgem, bem como de todas as questões pertinentes associadas às Casas III e VI. Tem relação com as atividades ligadas aos campos educacionais, às viagens, aos escritos, ao trabalho burocrático e a todos os tipos de agentes e agências.

 

Como o “Mensageiro dos Deuses (Planetários)”, Mercúrio está integralmente ligado à transmissão de impulsos de todos os aspetos do Ser para a mente consciente. Está ligado aos irmãos e aos primos.

 

Artigo anterior

Conheça o primeiro Nutella Cafe do mundo

Próximo artigo

Prepare os confetes. Saiba onde brincar ao Carnaval na região de Lisboa