Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mercado Quinhentista reabre Forte de S. Filipe em Setúbal

Mercado Quinhentista reabre Forte de S. Filipe em Setúbal

De 30 de março a 2 de abril, este monumento nacional volta a abrir as portas com diversas atividades que vão levar a uma viagem até ao século XVI.

Pinterest Google+
PUB

A chegada do Rei Filipe I a Setúbal para construção do Forte de S. Filipe, no final do século XVI, inspira o Mercado Quinhentista, que acontece de 30 de março a 2 de abril e reabre o monumento nacional ao público com diversas atividades.

 

Exposições temáticas – nomeadamente, de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais, de caligrafia e iluminura da época -, uma mostra de armas e de jogos de tabuleiro típicos daquele período, espetáculos de fogo, atuações malabaristas, espetáculos musicais e de dança com inspiração na época, demonstrações de voo livre de aves de rapina ou jogos para crianças são algumas das atividades que integram o programa do Mercado Quinhentista, que envolve cerca de meia centena de artistas.

 

Veja também: Os dias estão mais longos: veja como aproveitar os finais de tarde

 

O programa convida os visitantes a viajar até ao século XVI. Destaque para o povoado rural instalado no recinto que recria o quotidiano camponês da época, e para a exposição “Tortura Medieval”, que expõe instrumentos e aparatos utilizados nas práticas de tortura durante a Idade Média, que estará patente no túnel de acesso ao edifício, uma das áreas que reabrem agora ao público.

 

O certame temático conta, também, com várias tendas de comércio de artesanato e de restauração, instaladas ao longo da estrada de acesso ao forte, desde o primeiro portão até ao largo da entrada principal da fortificação.

 

Veja também: Festival ‘Queijo, Pão e Vinho’ volta a Palmela

 

Organizado pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, as entradas no certame têm o valor de 2€ por pessoa. Grupos de quatro pagam 6€ e crianças até aos 12 anos têm entrada livre.

 

Veja o programa na página seguinte

Artigo anterior

Cristiano Ronaldo vai lançar linha denim

Próximo artigo

H&M lança perfume biológico