Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mercado Caramelo: o mercado à moda antiga está de volta ao Pinhal Novo

Mercado Caramelo: o mercado à moda antiga está de volta ao Pinhal Novo

De 10 a 12 de maio, esta freguesia de Pamela volta a recriar os ‘mercados caramelos’, com destaque para a prova de sopa caramela, que remonta aos séculos XVIII e XIX.

Pinterest Google+
PUB

Divulgar a típica sopa caramela, a restante gastronomia regional e valorizar os produtos locais são os objetivos da 9ª edição do Mercado Caramelo, que se realiza de 10 a 12 de maio, no Pinhal Novo, no concelho de Palmela.

 

O evento recria os Mercados Caramelos dos séculos XVIII e XIX, revivendo junto das novas gerações e dos visitantes hábitos e costumes de antigamente. O número de expositores de artesanato, tasquinhas e animação tem vindo a aumentar de edição para edição.

 

Uma das estrelas é a sopa caramela, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos e remonta a esa época, quando foi trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região. Muitos acabaram por se instalar definitivamente na zona.

 

O Mercado Caramelo é organizado pela Confraria da Sopa Caramela, pela Junta de Freguesia do Pinhal Novo e pela Câmara Municipal de Palmela.

Artigo anterior

Sumos: elixir de energia para o dia

Próximo artigo

Quinoa, o superalimento que invadiu a mesa dos portugueses