Mercado Beira-Rio: a união entre a tradição e o gourmet
O histórico mercado de Vila Nova de Gaia voltou a abrir portas com um conceito onde convivem a gastronomia moderna e a tradicional venda de frescos. E quer afirmar-se como um novo polo de atração local e turística. Veja as imagens.
Após um intensivo processo de reabilitação, o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, volta a abrir portas com um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos. A inauguração aconteceu a 13 de setembro.
No total, este novo polo de atração para comunidade local e turistas dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais, dos quais 36 são lojas e 11 são bancas tradicionais de frescos. O projeto vai gerar perto de 100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros. Todas as bancas de frutas, legumes e talho, e os típicos cafés e lojas de artesanato, que ainda se mantinham no edifício, viram os seus espaços melhorados e passam a conviver com restaurantes modernos, bares de vinho e cerveja e lojas de doçaria tradicional.
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Em destaque estarão os sabores incontornáveis da cozinha portuguesa, como o leitão d’O Forno do Leitão do Zé, o bacalhau do Chef Manuel de Almeida (Bacalhau do Porto) ou as tábuas de queijos e enchidos nacionais da Queijaria Portuguesa. Juntam-se ainda nomes já conhecidos dos portuenses, como os petiscos com costela alentejana do Barriga Negra, as sandes de presunto da Taxca, os hambúrgueres da Alta Burguesia e os pratos vegetarianos do daTerra. Há também espaço para os sabores internacionais, desde as famosas piadinas italianas da Piadina Mia, o sushi e ceviche do Sushi no Mercado e os croquetes da Kroquet, inspirada nas croquetarias holandesas.
Nos doces convida-se a saborear a tradição dos chocolates e gelados artesanais da Arcádia, a criatividade da Miss Pavlova e os brigadeiros do Brigadão. A par dos doces, os cafés Boundi prometem despertar os sentidos. Para acompanhar as iguarias do mercado, haverá uma loja de vinhos e um bar com marcas do universo Sogrape e o espaço Super Bock Beer Experience, que estreia este conceito no norte do país. A ideia é que cada pessoa possa tirar a sua própria cerveja, entre as várias produzidas pela marca portuguesa: gama Seleção 1927, Super Bock Stout e Super Bock Original.
A Do’roland, também instalada no Mercado Beira-Rio, irá proporcionar experiências turísticas para conhecer a cidade, pela terra (aluguer de segways), pelo mar (passeios de barco) ou pelo ar (viagens de helicóptero). Com o objetivo de manter viva a tradição dos mercados portugueses, o Mercado Beira-Rio aposta num conceito que combina a experiência gastronómica contemporânea com a tradicional venda de produtos frescos. Todas as bancas de frutas, legumes e carnes, que ainda se mantinham no edifício, viram os seus espaços melhorados.
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O Mercado Beira-Rio tem ainda como ambição afirmar-se como um local de eleição para a realização de eventos culturais. Música ao vivo, exposições, recitais de poesia e eventos sazonais farão parte de um calendário cultural dinâmico aberto à cidade. O espaço oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano.
O projeto do Mercado Beira-Rio passa a ser gerido pela Fachada Oceânica, empresa constituída pela construtora Lucios, especialista em reabilitação urbana, e pela Legível Puzzle, cujos sócios são a PEV Entertainment, promotor de eventos culturais como o Festival Marés Vivas, e pela Jocalu Higiene Industrial. A concessão de exploração do espaço foi concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos.