Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mensagens ambientais chegaram a 110 milhões de pessoas através de videojogos

Mensagens ambientais chegaram a 110 milhões de pessoas através de videojogos

Primeiro relatório da Aliança Playing for the Planet, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mostra que a indústria dos videojogos pode ser uma grande aliada no combate às alterações climáticas. A indústria tem potencial para alcançar uma em cada três pessoas no planeta.

Pinterest Google+
PUB

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) confirma que é possível chamar a atenção de milhões de jovens e aumentar a consciencialização sobre a emergência climática, contando com a ajuda da indústria dos videojogos. O primeiro relatório da Aliança Playing for the Planet, iniciativa do PNUMA à qual aderiram empresas como a Sony Interactive Entertainment, a Microsoft e a Google Stadia, mostra agora o progresso conseguido durante o ano de 2020. O destaque vai para o 2020 Green Game Jam, que atingiu 110 milhões de pessoas através de ativações colocadas em jogos como Angry Birds e Subway Surfers.

 

A iniciativa incentivou compromissos individuais para combater a mudança climática, levando, por exemplo, ao plantio de árvores, desligar a energia, ficar sem comer carne à segunda-feira, caminhar e usar o transporte público e reduzir o consumo de roupa fast fashion. A edição de 2021 irá explorar como a indústria pode coletivamente tomar medidas para proteger as florestas do mundo.

 

VEJA TAMBÉM: ONU LANÇA PLATAFORMA PARA ADOLESCENTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO OZONO PARA O PLANETA

 

«A indústria de jogos é provavelmente o maior meio de entretenimento do nosso tempo. O seu poder de alcance e envolvimento não têm precedentes. Apoiado da maneira certa, o setor pode ser um grande parceiro na mudança do debate ambiental», diz Sam Barratt, chefe de Juventude, Educação e Defesa do PNUMA e cofundador da Aliança, observando o potencial da indústria para alcançar uma em cada três pessoas no planeta.

 

As empresas que se juntam à aliança Playing for Planet assumem também compromissos para com a ação climática, que vão desde a integração de ativações ecológicas e histórias em jogos até à redução das suas emissões e partilha de lições aprendidas com outras pessoas do setor.Dois terços das empresas membros da aliança comprometem-se a reduzir a sua pegada de carbono, com uma nova calculadora da indústria a ser criada em 2021.

 

«Com uma grande conferência do clima a ter lugar em Glasgow em 2021, esperamos alcançar mil milhões de pessoas para gerar não apenas consciência, mas ação dos jogadores nesta agenda», destaca Barratt. A aliança reúne 29 grandes empresas de videojogos que podem atingir mais de 1,2 mil milhões de jogadores.

 

Artigo anterior

Muita ansiedade? Acalme-se com os benefícios da meditação

Próximo artigo

Presidência da UE: proteção dos adultos vulneráveis assume papel central