Home»BEM-ESTAR»CORPO»Menos stress, mais surf: 5 benefícios do surf para a saúde

Menos stress, mais surf: 5 benefícios do surf para a saúde

Softboard Heroes, evento de surf solidário que decorre a 8 de julho, desvenda cinco dos benefícios que a modalidade tem para o bem-estar físico e psicológico.

Pinterest Google+
PUB

Surfar faz bem e recomenda-se. É certo que nem todos têm vontade ou coragem para se aventurar em cima de uma prancha, mas a avaliar pelos benefícios que a modalidade representa para a saúde, o surf é e deveria ser para todos.

 

Se motivos faltarem na hora de enfrentar as ondas, o PRIO Softboard Heroes, evento solidário de surf que regressa pela segunda vez em Santa Cruz, desvenda cinco benefícios que o surf tem para a saúde e incentiva à sua prática em prol do bem-estar:

 

VEJA TAMBÉM: QUER INICIAR-SE NO SURF? VEJA ESTAS DICAS

 

Revigora o organismo

Diz-se que um dia de surf cura tudo e é verdade. Surfar faz bem a todo o organismo pois o contacto com a água fria reativa o sistema circulatório, aumenta as defesas e melhora o sistema imunitário. Além disso, ajuda a fortificar os ossos, favorecendo o tratamento de doenças como a osteoporose e o reumatismo;

 

Aumenta a resistência

Todos os desportos ajudam a ganhar resistência, mas quando lidamos com a força do mar, aumentamos o nível. O surf exige o esforço de quase todos os músculos, ossos e tendões, o que faz desta uma das modalidades mais completas. São cerca de 200 a 400 calorias por hora de treino, o que se traduz num corpo mais tonificado, resistente e, claro, “em linha”;

 

Combate o stress e ansiedade

Mais do que benefícios físicos, o surf faz bem à alma, ajudando a combater o stress e a ansiedade. De manhã, o surf ajuda a ganhar energia e maior produtividade para o dia de trabalho. Já ao final da tarde, o surf é a solução para descarregar as más energias e “limpar a cabeça”;

ondas mar surf

Promove a coordenação e equilíbrio

Para se conseguir surfar a onda, é preciso coordenar vários movimentos em simultâneo sem nunca cair ao mar. É certo que manter-se firme em cima de uma prancha não é tarefa fácil, mas depois de muito treino, a coordenação e o equilíbrio são reis;

 

Melhora o sistema respiratório

Não é preciso ser-se o Aquaman para surfar, mas há que trabalhar o sistema respiratório. A água do mar, por si só, ajuda a desentupir os canais respiratórios e tem efeitos positivos nos pulmões, mas é durante os treinos que o sistema respiratório se torna mais forte, capaz de enfrentar apneias.

 

Além de destacar os benefícios do surf para a saúde, o PRIO Softboard Heroes alerta ainda para que se adotem os cuidados necessários na hora de apanhar a onda. Embora seja uma prática adequada para todas as idades, homens e mulheres, é necessário respeitar as características e condições de cada um para que todos tirem o maior prazer de praticar surf.

 

PRIO Softboard Heroes dá prémio solidário
Com data marcada para 8 de julho, na praia de Santa Cruz, o PRIO Softboard Heroes é um evento, onde será possível assistir a uma competição de surf, de cariz solidário, que pretende doar 12 500 euros às associações portuguesas Associação Salvador, Just a Change, Operação Nariz Vermelho e APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

 

Numa competição onde os participantes não utilizarão as próprias pranchas, mas sim pranchas de softboard, feitas de materiais não convencionais, o objetivo será que cada equipa, composta por profissionais da modalidade do surf e celebridades, represente uma associação e angarie a máxima quantia possível para a ajudar.

 

Artigo anterior

150 jovens de todo o mundo apresentam soluções para o oceano

Próximo artigo

Salada de alperces assados, espinafres e queijo feta