Home»LAZER»SUGESTÕES»Meditámos na Bélgica

Meditámos na Bélgica

Durante uma semana, 50 jovens de mais de 20 países europeus juntaram-se na Bélgica, para meditarem pela paz mundial

Pinterest Google+
PUB

O projeto internacional Peace Revolution defende que é possível alcançar a paz mundial através da meditação. Ou seja, se cada pessoa procurar a sua paz interior, não sentirá necessidade de viver em conflito com os outros. Assim, numa rede de compreensão e harmonia que se espalha destes jovens para as suas famílias e comunidades, a paz mundial seria um sonho possível de alcançar.

Mas desengane-se se pensa que este é mais um projeto levado a cabo por um grupo de amigos bem-intencionados. O projeto Peace Revolution é suportado pela organização sem fins lucrativos World Peace Initiative, registrada na Tailândia, Reino Unido e Hong Kong. Iniciado como um projeto para estudantes tailandeses, rapidamente o conceito Peace Revolution cresceu para o ocidente, através de retiros gratuitos na Tailândia, Europa e América do Sul, além de inúmeras iniciativas locais, organizadas maioritariamente por jovens que participam nestes encontros e se mantêm ligados à organização.

Desde 2008, o projeto já pôs a meditar centenas de milhares de jovens. A cada novo evento, são centenas os candidatos a tentar a sua sorte. Desta vez, 500 jovens concorreram ao encontro europeu, dos quais foram selecionados apenas 30, vindos de mais de 20 países do velho continente. A estes, juntaram-se outros 20 voluntários, tal como eu que, no ano passado, estive na Tailândia para um retiro de duas semanas.

O programa do retiro assenta basicamente na meditação, guiada por monges budistas. Mas o facto deste não ser um retiro religioso é muito publicitado. Assim, todas as crenças religiosas são respeitadas e bem-vindas no espaço do retiro, mostrando que a meditação pode ser praticada por todos. Há ainda espaço para a prática de ioga e discussão de assuntos da atualidade mundial. Entre artistas, cientistas, jornalistas, enfermeiros e estudantes, todos estes jovens têm em comum a vontade de fazer algo para melhorar o mundo em que vivem. A maior parte está envolvida em projetos de solidariedade ou outros projetos sociais.

Em Lede, na Bélgica, no templo Pradammakaya Benelux, estes jovens viveram uma semana inesquecível, que pode espreitar na galeria que se segue.

$$photo-gallery$$

Por Joana de Sousa Costa

Artigo do parceiro:
Mood

Artigo anterior

Açores procurado para turismo de natureza

Próximo artigo

Retiro de Meditação