Home»FOTOS»Mau humor gera apetite por comidas gordurosas

Mau humor gera apetite por comidas gordurosas

A semana de trabalho foi extenuante, a chuva não para, o trânsito está caótico... e o mau humor instala-se. E apostamos que o que lhe apetecia mesmo agora era algo bem calórico, verdade? A culpa não é só sua. Os cientistas dizem que a perspetiva sobre o horizonte temporal influencia as nossas opções alimentares. Veja como.

Pinterest Google+

A alimentação emocional já não é nenhuma novidade, mas os investigadores continuam a encontrar relações entre estados de espírito e ativação de certos apetites. Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Delaware, nos Estados Unidos da América, a conclusão é que as pessoas ficam mais propensas a comer junk food quando estão de mau humor.

 

Por outro lado, as opções saudáveis ficam mais atraentes quando o estado emocional é mais agradável. Ou seja, o bom humor faz com que as pessoas pensem numa vida saudável no futuro, portanto, os cuidados com a alimentação são maiores, concluíram os estudiosos.

 

«Nós estávamos interessados no porquê. Porque é que quando se está de mau humor se procura junk food e quando se está de bom humor se fazem escolhas alimentares mais saudáveis», diz uma das autoras do estudo, Meryl Gardner. E descobriram que depende muito da perspetiva que se tem sobre a linha temporal: «Numa perspetiva evolucionista, faz sentido que quando nos sentimos mal nos foquemos no que está próximo física e temporalmente. Vemos a árvore e não a floresta. Temos de resolver o aqui e agora e procuramos respostas imediatas».

 

VEJA TAMBÉM: DIETA NO INVERNO: PECAR SEM CULPA

 

Um outro estudo também realizado nos EUA partiu da premissa de que as comidas altamente processadas atuam no organismo como algumas drogas, gerando sensações de conforto. Os pesquisadores da Universidade de Michigan quiseram saber quais os alimentos que causam maior dependência e comportamentos impulsivos.

 

Estes alimentos, por terem muito açúcar e gordura, são altamente reconfortantes e desencadeiam comportamentos de adição e impulsividade. Assim, pizza, chocolate e batatas fritas lideram o top dos alimentos mais viciantes, que levam a alguns comportamentos impulsivos semelhantes aos provocados por algumas drogas. Conheça o ranking com o top 10 na galeria acima.

Artigo anterior

Pet Festival com as 11 raças de cães portuguesas em destaque

Próximo artigo

Como criar palavras-passe únicas e fáceis de memorizar