Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Materiais e acabamentos: a sua seleção no design

Materiais e acabamentos: a sua seleção no design

Muitas vezes ficamos na dúvida de como utilizar certos materiais no nosso projeto de decoração de interiores.

Pinterest Google+
PUB

Algum metal ou cor pode ser a chave que vai harmonizar, juntar as peças, formar um todo. Por exemplo, o metal preto pode ser a cor dos pés de um sofá e de uma mesa. Isso vai ajudar a que tudo combine mais em harmonia. Podemos ter numa suíte uma cama verde e optamos por uma cadeira igualmente verde, ainda que possa ser noutro tom. Ou o latão pode ser o que vai ser comum numa cozinha.

 

É importante escolher um elemento comum para que um espaço fique com classe. Se escolhemos por exemplo madeira mais escura para um móvel, será mais indicado que um toucador, ou uma cómoda, seja também de madeira escura.

 

Haverá sempre espaço para aquelas peças únicas, como quadros, ou uma peça de arte, ou numa parede de destaque aplicar um cerâmico que terá pelo menos uma cor de outro objeto nessa mesma zona, nomeadamente uma almofada com esse mesmo tom.

 

VEJA TAMBÉM: ELEMENTOS DO ESTILO INDUSTRIAL: O DESTAQUE

 

É necessário ter cuidado com a escolha do revestimento das paredes. Se queremos um espaço mais sóbrio e mais quente podemos escolher uma madeira para o pavimento. E optar por uma cerâmica mais clara, mas com personalidade, com alguns relevos, para as paredes.

 

Para personalizar um espaço podemos:

  • Escolher alguns cerâmicos distintos;
  • Utilizar tons contrastantes;
  • Recorrer a materiais metálicos;
  • Destacar uma parede com azulejos;
  • Usar diferentes texturas nos tecidos.

 

Aprenda vendo outros espaços, mas dê sempre o toque do seu gosto pessoal. Se estamos num espaço devemos sentir-nos bem e identificados com o nosso ambiente.

 

Não se esqueça, hoje em dia há materiais tão diversos numa quantidade praticamente sem fim. Pesquise e encontrará tudo aquilo que quer. Cerâmicos, então, tem de sobra. Cerâmicos a imitar madeira e microcimento e que são super práticos no que diz respeito à limpeza.

 

Viva bem e com alegria no seu espaço!

Artigo anterior

Bienal’21 Fotografia do Porto reflete sobre a nossa relação com o planeta

Próximo artigo

Pernas definidas: ganhe tónus com guaraná